Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta do documento psicológico que deve ser utilizado na emissão de atestado para informar que determinada pessoa esteve em atendimento psicológico:
No item análise de um laudo psicológico, o psicólogo deve
Aprovado no concurso para psicólogo do TJ MS, Luciano foi lotado em Vara de Família. Em entrevista com um casal em processo de separação, teve acesso a informações que não dizem respeito à motivação do processo.

Segundo as disposições trazidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, Luciano:
Desde 1999, o Conselho Federal de Psicologia vem afirmando que as sexualidades não hetero-cis-normativas não devem ser consideradas como doença, perversão ou inadequação. Nessa perspectiva, publicou, em 2023, as “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+”.
Analise as afirmativas a seguir sobre o tema.

I. Pessoas intersexo têm características sexuais inatas que não se enquadram nas normas médicas e sociais para corpos femininos ou masculinos e que criam riscos ou experiências de estigma, discriminação e dano.

II. As práticas que visam às reorientações sexuais de lésbicas, gays e bissexuais podem ser realizadas por profissionais de psicologia, uma vez que estejam subsidiadas por estudos ditos científicos.

III. Reconhecer-se ainda criança como menina ou menino, diferente de como foi inicialmente nomeada(o) ao nascer, é um relato muito presente de pessoas transexuais, travestis e não binárias.


Está correto somente o que se afirma em:
A Resolução CFP nº 001/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.

De acordo com a resolução, é correto afirmar que: