Filtrar


Questões por página:
As vedações profissionais estabelecem limites éticos e legais no exercício da profissão, visando proteger os direitos dos indivíduos atendidos. Elas impedem práticas que possam comprometer a dignidade, o sigilo, a imparcialidade e a integridade do profissional. Essas restrições garantem a responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados. Sobre o contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.

III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
A atuação do psicólogo nas políticas públicas exige compromisso ético, técnico e social, orientando- -se por práticas contextualizadas e pela busca contínua de aprimoramento profissional.

Assinale a alternativa correta com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 010/2005) e nos princípios da formação permanente.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece princípios fundamentais e normas de conduta que orientam a prática profissional em qualquer contexto de atuação.

Assinale a alternativa correta considerando a Resolução CFP nº 010/2005.
No âmbito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o atendimento psicossocial individual realizado pelo psicólogo é orientado pelos princípios éticos da profissão e pelos objetivos da proteção social.

Assinale a alternativa correta considerando o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 010/2005).
As visitas domiciliares, os estudos e os relatórios psicossociais são instrumentos técnico-operativos essenciais na atuação dos profissionais da psicologia e do serviço social. A visita domiciliar deve ser compreendida como uma ação          , realizada com o objetivo de conhecer o contexto familiar e social do usuário, a partir de uma escuta          e de registros que subsidiem a elaboração de relatórios psicossociais pautados no princípio do(a)          profissional e no respeito à dignidade humana.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.