Filtrar


Questões por página:
A Resolução CFP N.º 001/2009 dispõe sobre obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. Acerca do que define esta Resolução, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) Torna-se obrigatório o registro documental sobre a prestação de serviços psicológicos que não puder ser mantido prioritariamente sob a forma de prontuário psicológico, por razões que envolvam a restrição do compartilhamento de informações com o usuário e/ou beneficiário do serviço prestado.
( ) O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se de um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar, de forma sucinta o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.
( ) Em caso de serviço psicológico prestado em serviços, escola e campos de estágio, o registro deve contemplar a identificação e a assinatura do responsável técnico/supervisor que responderá pelo serviço prestado sem necessidade da identificação do estagiário.
( ) O supervisor técnico deve solicitar do estagiário registro de todas atividades e acontecimentos que ocorrerem com os usuários do serviço psicológico prestado.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

As transgressões aos preceitos do Código de Ética constituem infração disciplinar sujeita à aplicação de penalidades, das quais a mais severa é

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, não configura um dever fundamental do psicólogo
O Código de Ética Profissional do Psicólogo é um instrumento que delineia, para a sociedade, as responsabilidades e deveres do psicólogo, oferece diretrizes para a sua formação e baliza os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e a ampliação do significado social da profissão. Considerando esses objetivos, assinale a alternativa que não apresenta princípio(s) fundamental(is).

INSTRUÇÃO: Analise os artigos, pertencentes ao Código de Ética do Profissional Psicólogo, citados a seguir para responder à questão 10.


Art.5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;

b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. Art.6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: [...]

b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. Art.7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: [...]

d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP,2005.


Os artigos podem ser analisados da seguinte maneira:


I. O art.5º, alínea "a", visa à preservação, inclusive prevista em lei, de serviços essenciais, a fim de que sejam mantidos em funcionamento, conservando-se o direito à greve ou às paralisações.

II. O art.5º, alínea "b", objetiva a preparação de usuários e demais interessados para tomarem as atitudes necessárias ao enfrentamento a situações ligadas à ausência da prestação do serviço.

III. O art.6º, alínea "b", busca preservar o cliente ou usuário, já que as informações a que o psicólogo tem acesso no desempenho de suas funções não podem ser acessadas em circunstância alguma.

IV. O art.7º, alínea "d", procura impedir a participação do psicólogo no trabalho em equipes multiprofissionais, já que elas não fazem parte da metodologia adotada por esta categoria.


Assinale a alternativa cujas afirmativas equivalem a interpretações CORRETAS sobre os referidos artigos: