Filtrar


Questões por página:
Os serviços farmacêuticos constituem parte dos serviços de saúde e compreendem um conjunto de atividades organizadas em um processo de trabalho, que visa a contribuir para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde, e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas (Conselho Federal de Farmácia,2016). De acordo com a resolução CFF n.º 499, de 17 de dezembro de 2008, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos, em farmácias e drogarias, assinale a alternativa CORRETA.
I - Os resultados da determinação quantitativa do teor sanguíneo de glicose, colesterol total e triglicérides não poderão ser fornecidos como diagnóstico, exceto quando o paciente já tem o diagnóstico médico prévio. II - O farmacêutico deverá, antes da verificação da pressão arterial, esclarecer ao usuário que o procedimento tem o propósito de prevenir enfermidades ou monitorar o tratamento farmacológico, bem como realizar ajustes terapêuticos necessários. III - As aplicações de medicamentos injetáveis em farmácias ou drogarias são exclusivamente realizadas pelo farmacêutico.
Assinale a alternativa que contenha um medicamento da lista A1, A2 e B1, respectivamente.
Larissa levou seu cãozinho Totó ao veterinário após observar ataques epiléticos e recebeu a prescrição de Fenobarbital 5 gotas. Ao chegar na farmácia para aquisição do medicamento, o farmacêutico deverá verificar os itens a seguir, de acordo com a Portaria n.º 344/98.
I - Este medicamento pertence à lista “B” e o Farmacêutico poderá dispensar quantidade para o tratamento correspondente no máximo a 60 (sessenta) dias. II - A Notificação de Receita “B”, de cor amarela, deverá ser impressa às expensas do profissional ou da instituição, conforme modelos que constam nos anexos da Portaria 344 de 1998. III - O farmacêutico deverá conferir a identificação do usuário: nome e endereço completo do paciente, e, no caso de uso veterinário, nome e endereço completo do proprietário e identificação do animal.
Assinale a alternativa CORRETA.
Segundo as definições da Portaria nº 344, de 12/05/1998, em seu Capítulo 1 – Art.1º, a substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária denomina-se:
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, sobre a “Filosofia do Cuidado Farmacêutico” é CORRETO afirmar que: