Filtrar


Questões por página:

Considerando a interface da Odontologia Legal com as diversas áreas do Direito, analise as afirmativas a seguir.


I. Na eventualidade de lesões corporais que atinjam a região oral, temporomandibular e o pescoço, o cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para realizar o exame pericial. Apesar disso, o médico-legista pode fazer o exame na ausência de um odontolegista.

II. O exame pericial odontológico para estimativa de idade guarda relação tanto com o Direito Penal, nos casos de questionamento da imputabilidade do agente no cometimento de um crime, quanto com o Direito Civil, em termos de determinação da capacidade civil da pessoa e dos atos por ela praticados.

III. A relação da Odontologia Legal com o Direito Previdenciário é frágil, visto que o cirurgião-dentista não é capaz de auxiliar na avaliação de casos relativos à concessão de benefícios, como auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.


Está correto o que afirma em

De acordo com a Lei nº 5.081/1966, que regulamenta o exercício da Odontologia no Brasil, ao cirurgião-dentista compete

A Odontologia Legal é definida pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução 63/2005) como: “especialidade que tem como objetivo a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis”.


A respeito dos aspectos históricos da Odontologia Legal, assinale a afirmativa correta.

Conforme o Código de Ética Odontológica, constitui infração ética:
Visualizar Questão Comentada
“Configura-se quando o indivíduo pratica atividades odontológicas que sejam privativas de Cirurgião-Dentista (CD), de Técnico em Prótese Dentária (TPD), de Técnico em Saúde Bucal (TSB), de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e não possui formação na área odontológica”. Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada.
Visualizar Questão Comentada