Filtrar


Questões por página:
Considerando as atribuições específicas do Técnico em Saúde Bucal, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Realizar atenção integral em saúde bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais.
( ) Apoiar as atividades do Auxiliar em Saúde Bucal e do Agente Comunitário de Saúde nas ações de prevenção e promoção da saúde bucal.
( ) Realizar aplicação tópica de flúor.
( ) Realizar tomadas radiográficas intraorais.
( ) Realizar polimento coronário.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
Qual a legislação que regulamenta a profissão do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal no Brasil? Assinale a alternativa CORRETA.
O Auxiliar em Saúde Bucal é o profissional qualificado que, sempre sob a supervisão do CirurgiãoDentista, executa tarefas auxiliares no tratamento da saúde bucal. Assinale a alternativa que NÃO pode ser realizada pelo Auxiliar.

O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve agir com ética e para não se envolver em atuação ilegal da profissão é indispensável que se limite a realizar as funções que são de sua competência.


Sobre a conduta do ASB de acordo com o código de ética odontológico CFO-nº 118/2012 e com a Lei nº 11.889/2008, analise as afirmativas a seguir:


I. Compete ao ASB, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal, realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal e desenvolver ações de promoção da saúde.

II. Realizar tomadas de uso odontológico exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas.

III. Com base no código de ética odontológica, o resguardo do segredo profissional consiste tanto em um direito quanto em um dever fundamental dos auxiliares em saúde bucal.

IV. Remover suturas é competência do ASB, sempre, sob a supervisão do Cirurgião-Dentista ou de um Técnico em Saúde Bucal.


Estão CORRETAS as afirmativas.

De acordo com a Lei Federal nº 11.889/2008, é vedado ao Técnico em Saúde Bucal:
I. Exercer a atividade de forma autônoma. II. Prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista. III. Fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da área odontológica. IV. Proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares, sob supervisão do cirurgião-dentista.