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Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Educação Artística
O movimento é uma dimensão fundamental no estudo da dança e abrange ações diversas, como caminhar, pular e girar, além de técnicas e estilos variados. Sobre os princípios do movimento codificados por Rudolf Laban, analise as afirmativas a seguir.
I. Laban identificou os fatores Fluência, Espaço, Peso e Tempo como elementos fundamentais para a análise de qualquer movimento ou gesto. I
I. Segundo Laban, os movimentos relacionados à dança são os únicos que podem ser analisados por meio dos fatores do movimento.
III. A abordagem de Laban reconhece que todas as pessoas possuem características únicas ao lidar com os fatores de movimento, como espaço e tempo.
Está correto o que se afirma em:
I. Laban identificou os fatores Fluência, Espaço, Peso e Tempo como elementos fundamentais para a análise de qualquer movimento ou gesto. I
I. Segundo Laban, os movimentos relacionados à dança são os únicos que podem ser analisados por meio dos fatores do movimento.
III. A abordagem de Laban reconhece que todas as pessoas possuem características únicas ao lidar com os fatores de movimento, como espaço e tempo.
Está correto o que se afirma em:
A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Educação Artística
Considerando a linguagem artística da música e aspectos relativos ao rap e ao hip hop no Brasil, julgue o item que se segue.
A contrametricidade, característica identificada no rap nacional, é definida como a relação entre pulsos fortes e fracos em uma métrica musical.
A contrametricidade, característica identificada no rap nacional, é definida como a relação entre pulsos fortes e fracos em uma métrica musical.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Educação Artística
No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.
A dança, enquanto uma das expressões culturais brasileiras, esteve presente no currículo do ensino formal ao longo da história da educação no país.