Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


As disfonias são classificadas em três grandes categorias: disfonia orgânica, caracterizada por alteração vocal independente do uso da voz; disfonia funcional, que é a alteração vocal decorrente do próprio uso da voz; e disfonia organofuncional, caracterizada por alteração vocal decorrente de lesão benigna secundária ao comportamento vocal inadequado ou alterado.

Julgue o item a seguir.


O crescimento atípico da musculatura da cabeça e do pescoço, especialmente o atrofiamento do músculo Regional, costuma estar relacionado com o atraso no desenvolvimento das funções de fala e deglutição das crianças. Essa condição costuma “desaparecer” com o desenvolvimento normal do indivíduo, na puberdade. Caso contrário, é necessário a intervenção de um Fonoaudiólogo especializado nesse tipo de tratamento

Julgue o item a seguir.


Os primeiros sons que os bebês produzem são gritinhos e ruídos que não se assemelham à fala e os principais marcos do desenvolvimento vocal anterior à fala são a produção de sílabas canônicas (combinações adequadas de consoantes e vogais), que aparecem, geralmente, entre os seis e os dez meses de idade, rapidamente sucedidas por balbucios duplicados (repetições de sílabas).

Julgue o item a seguir.


Desde o nascimento, a criança se comunica através do choro, do olhar e de gestos. No entanto, a criança pequena não é capaz de discriminar vozes, diferenciar padrões de entonação ou identificar movimentos corporais das pessoas ao seu redor, pois essa habilidade desenvolve-se apenas a partir da adolescência.

Julgue o item a seguir.


Os distúrbios da comunicação manifestam-se como um atraso ou um desenvolvimento atípico dos componentes funcionais da audição, da fala, da linguagem, da visão, do paladar, do olfato e/ou do tato em níveis variados de gravidade. Em alguns casos, esse retardo exige tratamento medicamentoso e, em outros, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para a resolução do problema no paciente.