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Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Fonoaudiologia
Considerando crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo e sem comunicação verbal, alguns objetivos de intervenção e algumas sugestões de atividades podem ser propostos. Estabeleça a correta correspondência dos objetivos (Coluna 1) com as atividades (Coluna 2).
Coluna 1 – Objetivos
1 Estimular contato interpessoal 2 Adequação das funções comunicativas 3 Adequação do contexto comunicativo 4 Ampliar as iniciativas de comunicação
Coluna 2 – Atividades
( ) Compartilhar mais, controlar menos; planejamento de flexibilidade. ( ) Aceitar qualquer meio de expressão; estimular o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo. ( ) Envolver obrigatoriamente duas pessoas, com movimentos corporais ou trocas de turno. ( ) Situações simétricas, divertidas e movimentadas; situações-problema (lápis sem ponta, carrinho sem roda).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna 1 – Objetivos
1 Estimular contato interpessoal 2 Adequação das funções comunicativas 3 Adequação do contexto comunicativo 4 Ampliar as iniciativas de comunicação
Coluna 2 – Atividades
( ) Compartilhar mais, controlar menos; planejamento de flexibilidade. ( ) Aceitar qualquer meio de expressão; estimular o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo. ( ) Envolver obrigatoriamente duas pessoas, com movimentos corporais ou trocas de turno. ( ) Situações simétricas, divertidas e movimentadas; situações-problema (lápis sem ponta, carrinho sem roda).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Programas de intervenção precoce para estimulação e desenvolvimento de linguagem em bebês de risco têm como objetivo acompanhar, orientar e estimular.
( ) Crianças nascidas pré-termo ou com baixo peso podem apresentar atrasos na linguagem em idade escolar e durante todo o processo de aprendizagem.
( ) Habilidades pré-verbais e verbais jamais são influenciadas por intercorrências neonatais e os atrasos no desenvolvimento de linguagem são justificados por fatores ambientais inadequados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Programas de intervenção precoce para estimulação e desenvolvimento de linguagem em bebês de risco têm como objetivo acompanhar, orientar e estimular.
( ) Crianças nascidas pré-termo ou com baixo peso podem apresentar atrasos na linguagem em idade escolar e durante todo o processo de aprendizagem.
( ) Habilidades pré-verbais e verbais jamais são influenciadas por intercorrências neonatais e os atrasos no desenvolvimento de linguagem são justificados por fatores ambientais inadequados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta um exame que pode ser usado em crianças com desvio fonológico que possibilita uma visão direta e objetiva da relação fonético-fonológica, que viabiliza a observação e análise do processo articulatório da fala em tempo real e a visualização do contorno da língua como um todo, de sua ponta à raiz.
Em condições ambientais e linguísticas favoráveis, a produção da fala se inicia com uma ideia que precisa ser comunicada. Para que esta comunicação seja efetiva, o falante deve apresentar uma organização do código linguístico contendo sentido________, forma _____________ e os fonemas ____________ que caracterizam a língua. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.