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Questões por página:
Com relação aos parâmetros assistenciais propostos pelo CFFa, sobre a avaliação de linguagem, para realizar a avaliação da escrita completa (leitura, letramento, escrita e psicomotora), é necessário:
O modelo de Adams (1991) é adotado para explicar o processamento da leitura em um indivíduo proficiente. Nessa abordagem, são descritos quatro processadores interligados e conectados entre si, realizando processos em paralelo e/ou simultaneamente: fonológico, ortográfico, semântico e contextual. Sobre os processadores de leitura, assinale a alternativa correta.
Para a realização e o planejamento adequado da terapia fonoaudiológica do paciente apráxico, é fundamental considerar as variáveis fonológicas que interferem na produção. Analise as sentenças a seguir, relacionadas à utilização de cada uma dessas variáveis na elaboração da terapia, e assinale a alternativa CORRETA.
I- Sugere-se que o trabalho seja iniciado com fonemas fricativos e vibrantes, seguido dos fonemas plosivos e líquidos.
II- Começar com fonemas anteriores, seguindo para fonemas médios e posteriores.
III- Uma característica típica da fala do paciente apráxico é o maior número de erros na sílaba inicial. Assim, sugere-se que a sílaba inicial seja justamente aquela em que o fonema deva ser trabalhado.
No desenvolvimento da linguagem, duas fases distintas são observadas: a pré-verbal, quando são vocalizados fonemas sem a formação de palavras; e a verbal quando surgem as primeiras palavras, já com significado. Esse desenvolvimento se processa dentro de padrões, independentemente da cultura. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre a faixa etária e as características do desenvolvimento de linguagem esperadas.
Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os conectam. Segundo a classificação de Boston, ela é dividida em duas categorias: Fluente e Não Fluente. Considera-se Afasia Não Fluente: