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Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os conectam. Segundo a classificação de Boston, ela é dividida em duas categorias: Fluente e Não Fluente. Considera-se Afasia Não Fluente:
Os sinais e sintomas resultantes de um distúrbio na programação motora da fala provavelmente podem ser:
A respeito do controle sensório motor de fala, Der Merwe (2009) explicitou um modelo de processamento neuropsicológico de fala, com base em quatro níveis hierárquicos do processamento, que são:
Considerando crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo e sem comunicação verbal, alguns objetivos de intervenção e algumas sugestões de atividades podem ser propostos. Estabeleça a correta correspondência dos objetivos (Coluna 1) com as atividades (Coluna 2).
Coluna 1 – Objetivos
1 Estimular contato interpessoal 2 Adequação das funções comunicativas 3 Adequação do contexto comunicativo 4 Ampliar as iniciativas de comunicação
Coluna 2 – Atividades
( ) Compartilhar mais, controlar menos; planejamento de flexibilidade. ( ) Aceitar qualquer meio de expressão; estimular o uso de dois meios comunicativos ao mesmo tempo. ( ) Envolver obrigatoriamente duas pessoas, com movimentos corporais ou trocas de turno. ( ) Situações simétricas, divertidas e movimentadas; situações-problema (lápis sem ponta, carrinho sem roda).
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de disartria que ocorre por acometimento do cerebelo onde se observa imprecisão, lentidão dos movimentos e hipotonia da musculatura envolvida, com diadococinesia alterada e alteração no ritmo da fala, pitch e loudness.