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O ciberespaço e as tecnologias para dispositivos móveis provocaram modificações profundas tanto na produção como na recepção de notícias. Assim, vemos com relativa frequência o surgimento de canais online administrados e produzidos por um único indivíduo que, por sua vez, ainda se encarrega das funções técnicas e de divulgação de conteúdo nas redes sociais. Imagine que a proposta seja a realização diária de um telejornal de cinco minutos de duração onde não há repórteres ou colaboradores. O modelo de telejornal conta então com uma câmera fixa em primeiro plano voltada para o âncora. A apresentação ocorre de duas maneiras e sempre da bancada: sem qualquer imagem de apoio nem ilustração relativa às notícias ou com imagens do ocorrido e o texto lido pelo âncora.
Essas modalidades são denominadas, respectivamente:
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De modo geral, assim como o lead sintetiza os principais elementos do acontecimento, o título da matéria resume ainda mais o ocorrido. Da mesma maneira, quando elaboramos um espelho para um programa ao vivo, por exemplo, podemos nos valer de um recurso que servirá para orientar, por afinidade temática, a disposição das matérias em blocos. Desse modo, o repórter deverá elaborar e entregar ao produtor do programa duas ou três palavras-chave que digam respeito à pauta já apurada.
Se em jornalismo impresso esse termo pode designar uma página de jornal ou uma seção e vem escrita em caixa alta, em jornalismo audiovisual é empregada a expressão:
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Observe as seguintes especificidades: periodicidade regular; veiculação na mesma página e geralmente em posição fixa; publicação de notas; estilo mais livre e pessoal do redator; identificação de autoria.
A seção de jornal impresso que apresenta as características citadas acima é:
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O jargão jornalístico “expediente” é empregado para designar os dados gerais de uma publicação, bem como funções e nomes dos responsáveis por determinadas tarefas. Uma reportagem em vídeo deve apresentar o nome do repórter e do cinegrafista, além de outras informações que o editor julgar pertinentes.
Já ao término de um telejornal, por exemplo, são veiculados o logotipo da empresa jornalística e os nomes dos ocupantes dos cargos de apresentadores, editores, produtores, videografistas, gerentes e diretor de jornalismo.
A veiculação desse tipo de informação é expressa pelo termo:
O programa foi ao ar pela primeira vez na década de 1930 e era, por força de lei, transmitido por todas as estações de rádio. Com uma hora de duração, trazia como trilha musical de abertura um trecho da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Embora repaginado, continua no ar, sendo veiculado entre 19h e 22h. O formato, de modo geral, é dividido em blocos para as notícias dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Essa descrição refere-se ao programa: