Filtrar


Questões por página:
“A Internet aponta possibilidades tecnológicas novas para a produção e circulação da Arte e do ensino da Arte, assentadas em sua capacidade de compactar, como um envelope, os dados digitais para a comunicação à distância: na justaposição e integração de ‘pedaços’ de trabalhos de outros meios como desenhos, filmes, pintura, texto, som, fotografia; na comunicação simultânea, global e em tempo real e à distância; na descentralização radical da informação e da interatividade. Assim, o espaço da Internet aponta, para o ensino da Arte contemporânea, os projetos colaborativos e os trabalhos ‘in progress’ mediados pela máquina.”
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Rudolf Laban organizou, em seus estudos, uma linguagem conceitual específica para auxiliar na análise dos vários aspectos da movimentação humana.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.
O valor da música e do ensino de música acompanha as modificações das visões de mundo de cada época.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega.2. Idade Média.3. Renascença.4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
“A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial possibilita ao usuário, para além do caráter de um mero observador, a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas do tempo, links para outros sites, participação em listas de discussão, envio de mensagens eletrônicas, consulta a banco de dados, atualidades, eventos relacionados ao museu, bem como a de simplesmente navegar.” Adaptado de PORTELLA, A. “Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Portinari”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente. Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.