Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta, de forma CORRETA, o conceito de partitura musical apresentado por Maura Penna, no livro “Música(s) e seu ensino.”

Sobre os elementos e recursos das linguagens artísticas, analise o enunciado a seguir:

Como elemento visual, a linha apresenta comprimento, largura, cor e textura. Em relação à forma, pode ser ________ ou ________. As linhas retas se apresentam em três movimentos essenciais: horizontal, vertical e diagonal.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto.

Leia o enunciado a seguir, observando as lacunas existentes:


No ____________________, os espectadores passam a ser espect-atores, pois, em vez de afastados da cena e alienados na identificação catártica acrítica, são convidados a participar debatendo e apresentando suas saídas para as situações-limite encenadas.


Este é um método teatral em que a construção do drama é realizada por pessoas que sofrem opressões, conceitualmente consideradas entraves para a realização de desejos e para a experiência de uma vida livre, democrática, humana. O drama é real e estético, teatral e cotidiano, com características próprias que visam facilitar o diálogo com a plateia.


O termo que preenche CORRETAMENTE a lacuna é:

De acordo com o Dicionário Michaelis da língua portuguesa, a palavra improvisar significa: “criar, dizer, compor ou organizar algo às pressas, sem preparo prévio.” Porém, se tratando de improviso em arte, não significa dizer que a arte improvisada foi feita às pressas ou sem preparo prévio. A respeito do tema, analise as sentenças a seguir sobre a improvisação em dança:


I- Improvisação significa dança livre, sem regras, sem objetivo.


II- Improvisar é dançar, permitindo a indeterminação de certos elementos.


III- A improvisação em dança pode ter regras e objetivos.


IV- A improvisação pode ser um momento de soltar o corpo, experimentar movimentos diferentes, ampliar a imaginação corporal, perceber limites do seu corpo, dentre outros.


Está(ão) CORRETO(S):

Patrice Pavis, em seu livro Dicionário de Teatro (2008), traz a concepção do que seria a estética teatral. Sobre o tema, leia a citação do autor a seguir, observando as lacunas existentes.

“A estética, ou ciência do ___________ e filosofia das _________. É uma teoria geral que transcende as obras particulares e dedica-se a definir os critérios de julgamento em matéria artística e, por tabela, o vínculo da obra com a realidade. Ela é assim levada a demarcar a noção de _________: de onde provêm, pergunta-se ela, o prazer da contemplação, a catarse, o trágico e o cômico? Como apreender o espetáculo esteticamente e não em função de um critério de verdade, de autenticidade ou realismo? A estética (ou a _________) teatral formula as leis de _________ e de funcionamento do texto e da cena. Ela integra o sistema teatral num conjunto mais amplo: gênero, teoria da literatura, sistema das belas-artes, categoria teatral ou dramática, teoria do belo, filosofia do conhecimento.” (Pavis,2008, p.145).