Questões de Concurso
Filtrar
111 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 23
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Artística
A fotografia feita por meio de processos físico-químicos está presente no trabalho artístico de Man Ray. Em relação ao trabalho de Man Ray, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Artística
A Arte Cinética surgiu em Paris, a partir da exposição “O Movimento” que aconteceu em 1955, se propagando para outros lugares do mundo. No Brasil a Arte Cinética despontou na década de 60, sendo apreciada por seu caráter inovador. Em relação à Arte Cinética no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Educação Artística
O quadro “Nascimento de Vênus”, pintado pelo pintor brasileiro Di Cavalcanti, no ano de 1940, é uma releitura da obra “O Nascimento de Vênus”, do pintor italiano Sandro Botticelli.
Considerando as imagens anteriores, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Artística
O ser humano começou a manipular sons espontaneamente, pois o som está presente no universo, assim como na natureza humana. Ao perceber sons de sua própria voz e articulá-los, os ancestrais do ser humano começaram a imitar o canto dos pássaros; percutindo troncos ocos, começaram a sentir os transes do ritmo repetitivo; tangendo cordas esticadas e assoprando em pedaços de bambu, descobriram novos timbres. No princípio, as descobertas sonoras aconteceram de forma intuitiva, mas a música evolui pelas diversas etapas da história da humanidade. A base de todos os sistemas musicais que existiram e existem no mundo são as notas musicais e a notação musical vem sendo desenvolvida durante séculos e nos permite representar estruturas sonoras com relativa precisão. Para compreender o musical, é necessário observar os seus elementos separadamente. Identifique a que elementos da linguagem musical estão atrelados os conceitos a seguir; analise-os.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.
I. Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva que se desenvolve linearmente, com coerência rítmica e um sentido de identidade própria. É representada na notação musical de forma horizontal. II. Conjunto de sons tocados de forma simultânea. No campo da música, estuda as relações entre os intervalos, componentes dos acordes e seus níveis de consonância ou dissonância. Na notação musical, é representada de forma vertical em ordem e proporção, onde estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. III. Normalmente é constituído pela combinação de sons e silêncios de diversas durações que se desenvolvem em padrões de acordo com as pulsações do tempo musical. IV. Verifica a velocidade das pulsações do tempo musical. V. Confere à obra musical um sentido de coerência e interpretação.
Assinale a alternativa correta.
A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais", queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume, altura e profundidade. Através da maior parte da história, permaneceram as esculturas dos artistas que utilizaram-se dos materiais mais perenes e duráveis ou que empregaram os materiais de origem orgânica mais nobres possíveis (FARTHING,2011).
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação à escultura, relacione as características aos seus respectivos termos.
I. As esculturas obedeciam a uma orientação predominantemente religiosa, a figura humana obedecia à lei da frontalidade, ou seja, são esculpidas para serem vistas de frente, a cabeça, as pernas e os pés aparecem de perfil. A estatuária nesse período é composta por enormes, solenes e também de pequenas estatuetas de rosto expressivo e mais realista.
II. A escultura desse período estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais, nos umbrais ou nos interiores das grandes igrejas. Enriqueciam as construções e eram valorizados aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época.
III. Nesse período o homem é a medida de todas as coisas, estabeleceram as proporções ideais para o corpo humano belo. Também glorificam seus atletas, heróis e deuses, estes últimos criados à sua imagem.
IV. Nesse período nota-se a ausência da figura masculina. Predominam figuras as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
V. Nesse período o traço marcante das esculturas são as formas abstratas e a integração entre espaço, movimento, luz e até mesmo som.
( ) Escultura Moderna.
( ) Escultura Pré-histórica.
( ) Escultura Clássica.
( ) Escultura Gótica.
( ) Escultura Egípcia.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.