Questões de Concurso
Filtrar
                
                  113 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 23                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Rio Negro - PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
            Sobre as danças regionais brasileiras, analisar os itens.
I. O Forró é uma dança rural realizada para agradecer ao santo de devoção do povo pela colheita.
II. A Catira é uma dança folclórica brasileira, típica das regiões interioranas de Goiás, mas popular em outros estados do Centro-Oeste do Brasil.
III. A Capoeira foi criada sob influências tanto indígenas quanto europeias e africanas.
Está CORRETO o que se afirma:
                Concurso:
                Prefeitura de Rio Negro - PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 Sobre a Optical Art ou Op Art, assinalar a alternativa CORRETA.   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 “Quando buscamos um conceito para a produção visual tridimensional, deparamo-nos, inicialmente, com definições que fazem referência à arte de talhar,  especialmente o trabalho de talha em pedra. Em menor escala, encontramos definições que fazem referência aos trabalhos de modelagem em argila e à fabricação de moldes para a fundição de peças em metal. Essas são,  de fato, definições consagradas pela história da arte no ocidente até o final do século XIX. Com o advento do movimento moderno, no início do século XX, essas definições foram alargadas de tal maneira, que hoje podemos pensar a produção tridimensional como uma possibilidade de expressão e criação envolvendo todos os meios e materiais disponíveis no âmbito das artes visuais, exigindo do espectador um papel mais ativo.” (SALES, p.09 e 10) 
 
Leia as assertivas sobre as produções visuais tridimensionais, também conhecidas como esculturas e assinale a alternativa CORRETA:
    
    Leia as assertivas sobre as produções visuais tridimensionais, também conhecidas como esculturas e assinale a alternativa CORRETA:
                Concurso:
                Prefeitura de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 “É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.” (PCN de Arte,1998, p.79) 
 
Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
    Sobre o ensino e aprendizagem de música nas escolas, assinale a alternativa correta:
                Concurso:
                Prefeitura de Araraquara - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 De acordo com Brito (1999, p.27-28), os instrumentos podem se agrupar pela forma de como produzem o som. 
 
I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.
  
 
Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA:
    I - Idiofones. 1 – Pandeiro.
II - Membranofones. 2 – Xilofone.
III - Cordofones. 3 – Harpa.
IV - Aerofones. 4 – Clarinete.
Associe os instrumentos à nomenclatura correta de acordo com os sons que produzem e assinale a alternativa CORRETA: