Filtrar


Questões por página:
O Filesystem Hierarchy Standard (FHS) é um projeto da Linux Foundation para padronizar a estrutura de diretórios e o conteúdo dos diretórios nos sistemas Linux. A conformidade com o padrão não é obrigatória, mas a maioria das distribuições o segue. Sobre a estrutura de diretórios no Linux, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. /bin – diretório com os comandos disponíveis para os usuários comuns (não privilegiados).
II. /var – diretório com os arquivos estáticos do boot de inicialização.
III. /etc – diretório com os arquivos de configuração do sistema.
IV. /usr – diretório com aplicativos e arquivos utilizados pelos usuários.
Em um microcomputador com “distro” Linux, um técnico em informática precisa utilizar alguns comandos em uma manutenção de rotina. Entre os comandos disponíveis, dois são listados a seguir.
I. É um comando de controle de processo, que lista aqueles que mais CPU usam, útil para verificar os que estão provocando um uso excessivo de memória, além de verificar o percentual de CPU que cada um usa em dado momento. II. É um comando de rede que permite visualizar parâmetros relacionados aos endereços IP do computador.
Os comandos caracterizados em I e II são, respectivamente:
Um usuário de um computador com sistema Linux precisa acessar o diretório de montagem de dispositivos. Esse diretório é o:
Um administrador de um servidor Linux de uma rede precisa verificar o uso da memória desse servidor. Para isso, usando linha de comando, aplicou o comando:
Se um administrador de uma rede Linux quiser saber qual o endereço IP de um dispositivo host da rede associado ao endereço MAC 08-00-57-3B-2C-F3, é apropriado trabalhar com o protocolo: