Filtrar


Questões por página:
A configuração de rede nos Sistemas Operacionais pode ser feita de duas maneiras: estática e dinâmica. Na configuração estática o usuário deve definir, manualmente, as configurações de rede da estação. Na configuração dinâmica, quem se encarrega de realizar as configurações da estação é o protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts). Este protocolo deve estar habilitado no servidor. Na distribuição Linux Debian, o arquivo dhcpd.conf dever ser configurado. Assinale a alternativa que apresenta o caminho correto desse arquivo.

Na instalação e customização de um sistema Linux Debian, uma partição única pode ser utilizada, sendo que uma partição de swap deve ser configurada separadamente. A swap é uma área, um espaço zerado, que permite ao sistema usar armazenamento de disco como se fosse uma memória virtual. Usuários mais experientes criam partições separadas, por questões de segurança. Acerca de alguns dos diretórios de instalação do Linux Debian, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. boot.

2. dev.

3. etc.

4. proc.

5. sbin.

6. opt.


( ) Pacotes de aplicativos e programas adicionais.

( ) Diretório virtual contendo informações do sistema (kernels 2.4 e 2.6).

( ) Arquivos de dispositivos.

( ) Binários essenciais do sistema.

( ) Configurações de sistema específicas da máquina.

( ) Arquivos estáticos do gerenciador de partida.


A sequência está correta em

Todo arquivo e/ou diretório nos Sistemas Linux pertence a um usuário (dono) e a um grupo. Grupo e dono são entidades diferentes, mesmo que os dois possuam o mesmo nome. A prioridade, sequencialmente, sempre será dono, grupo e outros, nessa ordem. Numa eventual situação, pode ser necessário efetuar a troca do dono e do grupo de um determinado arquivo e/ou diretório. Para essa finalidade um comando deve ser utilizado, desde que o respectivo usuário e/ou grupo esteja registrado no sistema. Quanto ao comando utilizado para alterar o dono e o grupo de um determinado arquivo e/ou diretório no Linux, assinale a alternativa correta.

Nos Sistemas Linux para se trabalhar com arquivos e diretórios são necessárias permissões especiais. Por questões de segurança, é preciso que determinado usuário tenha a devida permissão, seja para executar, criar, alterar, ler etc. nos arquivos e diretórios. As permissões são definidas através do comando [chmod], onde: x = execução de arquivos/acesso a diretórios; w = criação/alteração/deleção de arquivos e diretórios; r = leitura de arquivos e diretórios; e, - = nada. Também são representados por números: x = 1; w = 2; r = 4; e, - = 0. Normalmente, os arquivos/diretórios estão relacionados ao dono, grupo ou outros, sequencialmente. De acordo com o exposto, analise o comando a seguir:


# chmod 745 /etc/ppp


(Considere que: 745 refere-se às permissões para o dono (7), grupo (4) e outros (5).)

“O gerenciamento de pacotes no Sistema Operacional Linux, distribuição Debian, pode ser feito de várias formas. Um dos gerenciadores mais conhecidos é o APT (Advanced Package Tool), sendo que no Debian ele é voltado para a distribuição e não apenas para a versão da distribuição Debian instalada. Para instalação, desinstalação e atualização, este comando é iniciado sempre com: apt-get [condição]. Uma dessas condições é utilizada para desinstalar o pacote e todos os seus arquivos de configuração.” Qual é o comando com a condição apresentada?