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A _______________ pode ser descrita como uma oportunidade oferecida à criança de crescer sob melhores condições. Por ser não-diretiva e acreditar na capacidade positiva de cada um, favorece que a criança entre em contato com seus sentimentos, no momento em que se sentir em condições, com disposição e segurança para isso (Axline,1982). Marque a resposta correta:
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A avaliação psicológica infantil possui certas especificidades em comparação com a do adulto. Uma das dimensões que difere entre as duas populações é a referente às emoções. Assinale a alternativa que possui a formulação correta sobre o desenvolvimento emocional infanto-juvenil.
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A observação lúdica proporciona uma oportunidade para o psicólogo conhecer mais sobre a criança e seu mundo emocional. Essa técnica é especialmente útil para:

I. Avaliar a inteligência verbal da criança.
II. Investigar habilidades sociais e de interação da criança.
III. Acessar aspectos do inconsciente da criança por meio do jogo simbólico.
IV. Avaliar níveis de resistência física ao longo das horas de administração da avaliação.
V. Verificar habilidades matemáticas e lógicas da criança.

Indique a alternativa em que todas as sentenças estão incorretas.
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Diante de inúmeras tentativas em se estabelecer uma classificação para o comportamento agressivo de crianças, a que mais se aproxima é a classificação de Feshbach (1964) e Manning et al. (1978): (1) agressão instrumental, usada para obter, ou apropriar-se de objetos específicos, posições ou acesso a atividades desejáveis; (2) hostilidade dirigida unicamente para irritar ou ferir o outro; (3) jogo agressivo, ocorrendo quando se brinca em uma disputa que então evolui para uma agressão deliberada; (4) agressão defensiva. O comportamento agressivo pode estar relacionado a fatores como:
1- Fatores constitucionais. 2- Fatores biológicos. 3- Fatores psicossociais. 4- Fatores emocionais.
Está correto o que se afirma em:
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Considere um protocolo de atendimento ambulatorial em Psicologia Infantil segundo o qual o primeiro atendimento à demanda é sempre realizado somente com os responsáveis. Em seguida, dá-se início ao processo de Psicoterapia Individual ambulatorial, de média complexidade, com duração de 50 minutos, cada. Ao todo, o programa prevê 30 sessões por paciente, podendo ser prorrogado por até mais 30 sessões a critério do profissional, com limite de duração de um ano de tratamento. Esse protocolo atende corretamente ao que é proposto nesse ambiente, tendo em vista que a proposta desses serviços é alcançar a melhora nos sintomas e/ou comportamentos disfuncionais.