Filtrar


Questões por página:
Assinale alternativa que corresponde a um dos critérios hematológicos para o diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico pelo SLICC Criteria (2012):
A doença renal do Lúpus, mais comum sob forma de glomerulonefrite, é muito frequente, podendo acometer até 80% dos pacientes em algum momento da doença. Sua identificação e manejo precoces são essenciais para diminuir o dano acumulado e risco de desfechos desfavoráveis como a Doença Renal Crônica (DRC), sendo o manejo atual direcionado ao fenótipo e gravidade do acometimento renal, e pautado em metas de controle. Em relação ao manejo da doença renal do Lúpus, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune inflamatória multissistêmica, com gravidade variável, apresentando caracteristicamente um curso crônico e flutuante, alternando períodos de remissão e exacerbação, podendo acumular sequelas com o passar dos anos. Tendo em vista seu caráter debilitante, com risco de sequelas graves e mortalidade, além de comprometimento de diversos aspectos da qualidade de vida, esforços são realizados a fim de instituir tratamento adequado e de forma precoce. Em relação ao manejo do LES, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune crônica, podendo acometer múltiplos órgãos e sistemas de forma bastante heterogênea, porém com padrões mais característicos, sendo muito comum o envolvimento cutâneo, renal, osteoarticular e hematológico. Em relação aos aspectos gerais do Lupus, assinale a alternativa incorreta.
Valores falso positivos estão inversamente relacionados à especificidade de um teste diagnóstico. Qual anticorpo apresenta a maior especificidade para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?