Filtrar


Questões por página:
O superávit primário foi respeitado neste século a partir da meta estabelecida no Brasil, como uma das mais importantes metas visando à obtenção de resultados fiscais que “desafoguem” o volume da dívida pública. É possível afirmar que
I. o resultado fiscal do governo é controlado pelas NFSP (Necessidades de Financiamento do Setor Público).
II. o resultado (déficit ou superávit) fiscal é obtido pela atuação dos entes financeiros públicos, tanto do Banco Central do Brasil quanto do Banco do Brasil e da CEF (Caixa Econômica Federal).
III. o superávit primário considera também as sobras financeiras do governo no período em análise.
IV. o superávit primário é visto como a poupança do setor público, para que arque com os pagamentos de juros sobre a dívida pública.
Está(ão) correta(s) apenas
No que diz respeito à política fiscal, assinale a alternativa correta.
Considerando o modelo keynesiano simples, analise as proposições abaixo.
I. A propensão marginal a consumir é um indicador que relaciona variações no consumo a acréscimos na poupança.
II. Variação autônoma no consumo gera impacto sobre a renda inferior àquele decorrente de uma variação de mesmo montante no investimento.
III. Considerando economia fechada e com governo, a poupança é determinada exogenamente para igualar ao investimento.
Está correto apenas o que se afirma em:
O BP (Balanço de Pagamentos) registra as transações do país com o resto do mundo. Seu registro obedece às normas gerais de contabilidade, a partir do método das partidas dobradas e convenção de sinais para contas de ativos e de passivos. Quando determinado registro conduz a aumentos de Reservas aparece no BP com sinal negativo, e quer dizer que
I. ocorre diminuição dos haveres monetários do país em relação ao resto do mundo. II. o saldo passa a indicar o total das obrigações do país para com o exterior. III. maiores ativos do país nunca conduzem ao aumento ou diminuição de sua disponibilidade de reservas.
Está(ão) correta(s) apenas:
Com relação às políticas macroeconômicas governamentais, é correto dizer que:
I. a política cambial é somente adotada em casos de implantação do regime de câmbio fixo no país.
II. são considerados para definição e manutenção de políticas fiscais os valores recolhidos de tributos pagos pela população do país.
III. a política cambial permite o controle da taxa de câmbio, isto é, do preço em moeda nacional do preço da moeda estrangeira, como o dólar dos Estados Unidos, em reais.
IV. as fixações dos limites de reservas monetárias dos agentes econômicos constituem uma medida de política cambial.
Está(ão) correta(s) apenas