Filtrar


Questões por página:
Conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada, evitando a degradação física, química e biológica do solo. Dentre algumas práticas conservacionistas, podemos citar:
I- cultivos em faixas, adubação verde e plantio morro abaixo. II- cobertura morta, adubação verde e cultivos em faixas. III- plantio morro abaixo, monocultivo e cultivos em nível.
Assinale a alternativa CORRETA.
O poder tampão é a resistência do solo em ter o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base. Essa característica está associada à
Na conservação do solo, deve-se conhecer os problemas existentes para, assim, aplicar o manejo, a fim de solucioná-lo. A erosão causada pela frequência de chuvas e pela ação dos ventos que provoca a lavagem dos solos e a retirada da sua camada mais fértil é do tipo

O sistema de pastejo rotacionado permite a exploração mais eficiente das áreas de pastagem através da divisão da área em parcelas menores denominadas piquetes. Em relação ao sistema de pastejo rotacionado, julgue o item a seguir.


O uso de tecnologias como adubação e irrigação pode elevar a taxa de lotação e o período de ocupação dos piquetes, mas o período de descanso é invariável, pois é característica fisiológica da espécie forrageira.

Os adubos e corretivos são insumos que têm a capacidade de alterar as propriedades químicas do solo, proporcionando as condições desejáveis para o desenvolvimento das culturas. Sobre os adubos e corretivos agrícolas, julgue o item a seguir.


Ao planejar a adubação, o fósforo deve ser aplicado no plantio, próximo às raízes da planta, pois o nutriente não tem mobilidade significativa no solo, já o nitrogênio deve ter a aplicação parcelada, pois se perde rapidamente tanto por volatilização quanto por lixiviação.