Filtrar


Questões por página:

De acordo com as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República “A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. (...) No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público. O que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica. O destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União.” Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:


I. Da adequação do texto à norma culta da língua portuguesa, pois em se tratando de Chefes de Seção, as observações e impressões pessoais de quem comunica não tem como serem evitadas.

II. Da redação oficial que deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.

III. Da concisão, clareza, objetividade e formalidade presentes na redação oficial.


Estão corretas as afirmativas:

Ainda sobre o Manual de Redação da Presidência da República, no que trata sobre a adequação da linguagem em documentos oficiais, podemos identificar a alternativa incorreta em:
Questão DESATUALIZADA
No que se refere às correspondências oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa correta quanto à definição e finalidades do memorando.
Questão Anulada
mostrar texto associado
Tendo como referência as disposições do Manual de Redação da Presidência da República quanto à adequação do formato e da linguagem da comunicação oficial, considere um hipotético ofício expedido pelo comandante do 9o Batalhão de Polícia Militar (BPM) para os diretores das escolas públicas do Gama e assinale a alternativa correta.

Acerca dos aspectos da redação oficial definidos no MRPR, julgue o item a seguir.


O tratamento impessoal nas comunicações oficiais decorre, principalmente, do fato de o comunicador ser o serviço público.