Filtrar


Questões por página:
A inspeção predial é um processo que visa auxiliar na gestão da edificação e, quando realizada com periodicidade regular, contribui com a mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda do desempenho. A abrangência da avaliação de desempenho, conforme a norma ABNT NBR 16747:2020, na inspeção predial deve considerar no mínimo o seguinte subconjunto de requisitos dos usuários:
A metodologia da inspeção predial, conforme a ABNT NBR 16747:2020, envolve algumas etapas, das quais a primeira é
As falhas em edificações podem comprometer a segurança; funcionalidade; operacionalidade; saúde de usuários; conforto térmico, acústico e lumínico; acessibilidade, durabilidade, vida útil, dentre outros parâmetros de desempenho (ABNT NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho). Dentro do ramo de Avaliações e Perícias de Engenharia, assinale a alternativa que nomeia corretamente as falhas decorrentes da falta de controle de qualidade dos serviços de manutenção, bem como da falta de acompanhamento de custos.
O sistema de manutenção de edificações visa, dentre outros, prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes. Conforme os tipos de manutenção em edificações, considerando a NBR 5674 (ABNT,2024) - Manutenção de edificações - requisitos para o sistema de gestão de manutenção, assinale a alternativa que apresenta o tipo de manutenção descrito abaixo:
Manutenção que demanda ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.
A inspeção predial é um processo que visa auxiliar na gestão da edificação e, quando realizada com periodicidade regular, contribui com a mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda de desempenho. As irregularidades constatadas devem ser classificadas em anomalias ou falhas. As anomalias caracterizam-se pela perda de desempenho de um elemento, subsistema ou sistema constitutivo e, quando a perda de desempenho relaciona-se ao envelhecimento natural e consequente término da vida útil, classifica-se como anomalia