Filtrar


Questões por página:
Sobre o funcionamento de geradores síncronos, indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A potência ativa entregue pelo gerador à carga é proveniente da conversão eletromecânica da potência mecânica fornecida por uma máquina primária.
( ) Nos enrolamentos do estator, a frequência das tensões induzidas é inversamente proporcional ao número de polos da máquina e diretamente proporcional à velocidade mecânica da máquina primária.
( ) A magnitude da tensão elétrica que pode ser induzida nos enrolamentos do estator de um gerador síncrono é limitada somente pela permeabilidade magnética do núcleo.
( ) O fato de existir um limite para a corrente de campo implica um fator de potência indutivo mínimo com o qual o gerador pode operar com carga nominal.
( ) Um gerador síncrono projetado para operar a 60 Hz pode operar em 50 Hz, porém as tensões induzidas deverão ser reduzidas para 83,3% das tensões nominais a 60 Hz dadas as limitações de fluxo magnético.
Em um motor síncrono trifásico, para inverter seu sentido de rotação basta:
Um motor síncrono hipotético está conectado a um barramento infinito. Inicialmente, o motor tem sua corrente de campo ajustada de modo que seu fator de potência seja indutivo.
Suponha agora que, a corrente de campo seja gradualmente aumentada até seu valor nominal e que a potência de saída do motor seja constante ao longo de todo o processo.
Diante do exposto, à medida que a corrente de campo aumenta,
Em relação a máquinas síncronas, é correto afirmar que

Julgue o próximo item, a respeito de máquinas elétricas.

A reatância síncrona de um gerador síncrono pode ser determinada experimentalmente por meio de dados de ensaios de circuito-aberto e de curto-circuito efetuados na máquina.