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É usual realizar o controle de velocidade de motor de indução em gaiola por meio da inserção de reostatos no circuito do rotor, devidamente conectados.
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Considere uma máquina elétrica elementar rotativa que funcione como motor e precise ser alimentada pelo estator a fim de produzir um torque de saída no eixo do rotor. Nesse caso, o torque produzido no eixo do rotor dependerá da tensão que alimenta o estator, do número de espiras no estator e do material ferromagnético utilizado no estator e no rotor; assim, quanto maior for o entreferro formado entre o rotor e o estator, maior o torque eletromagnético produzido pela máquina e, consequentemente, maior o torque de saída no eixo do rotor.
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Suponha que, no lado de alta tensão do transformador, esteja conectada uma carga trifásica, e que o voltímetro e o amperímetro apresentem medidas de valores eficazes iguais a 110 V e 10 A, respectivamente. Nesse caso, a tensão por fase em cada enrolamento do lado de alta tensão do transformador será igual a 220 V e a carga estará equilibrada.
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Em um motor de corrente contínua, invertendo-se simultaneamente corrente do enrolamento de campo e a corrente de armadura, ocorrerá a inversão do sentido de rotação da máquina.
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Em condições normais, quando se aplica uma tensão aos terminais de um dínamo que tem sua parte móvel parada, ocorre a circulação de uma corrente no enrolamento de armadura. Em razão da interação entre as correntes de armadura e o campo magnético da máquina, surgem forças que fazem a parte móvel da máquina girar, comportando-se como um motor.