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Concurso:
ABIN
Disciplina:
Engenharia Elétrica
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Considere que a potência média na entrada do primário de um transformador ideal seja igual a 100 mW. Admitindo-se que tensão e corrente estejam em fase na entrada do primário, que a razão de espiras entre primário e secundário seja de 1:2, e que a amplitude da corrente medida na carga resistiva conectada ao secundário seja de 5 então as amplitudes das tensões na entrada do primário e na saída do secundário desse transformador correspondem, respectivamente, a
Responda esta questão sobre o ponto de vista de Motores Elétricos. Das afirmações abaixo:
I. Os motores síncronos têm enrolamentos no estator que produzem um campo magnético rotativo.
II. Nos motores síncronos, ao contrário do motor de indução, o circuito do rotor é excitado por uma fonte cc.
III. Os motores de gaiola têm enrolamentos no rotor com o dobro de espiras do estator.
I. Os motores síncronos têm enrolamentos no estator que produzem um campo magnético rotativo.
II. Nos motores síncronos, ao contrário do motor de indução, o circuito do rotor é excitado por uma fonte cc.
III. Os motores de gaiola têm enrolamentos no rotor com o dobro de espiras do estator.
Um AutoTransformador (figura abaixo) contendo 400 espiras encontra-se ligado a uma linha de 240 V. Para se obter uma saída de 48 V, o número de espiras do secundário e o número da espira onde deverá estar o terminal móvel do transformador, contando a partir do terminal X valem respectivamente
Observação: O terminal T é móvel.
Observação: O terminal T é móvel.

Concurso:
Banco da Amazônia
Disciplina:
Engenharia Elétrica
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Uma forma de reduzir a corrente de partida de um motor de indução trifásico consiste em reduzir a tensão na partida, utilizando-se uma chave compensadora que aplique 80% da tensão nominal, por exemplo. A vantagem da aplicação da chave compensadora é que o conjugado de partida do motor de indução trifásico não é afetado pela redução da tensão.
Concurso:
Banco da Amazônia
Disciplina:
Engenharia Elétrica
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Uma forma de reduzir a corrente de partida de um motor de indução é utilizar uma chave de partida estrela-triângulo. Quando os enrolamentos do motor são conectados em estrela, a tensão aplicada sobre cada fase é menor do que na ligação em triângulo, reduzindo-se assim a corrente de partida.