Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O formato de registro MARC (Machine-Readable Cataloging), desenvolvido pela Library of Congress na década de 60 do século passado, pode ser definido como um conjunto de padrões para identificar, armazenar e comunicar informações bibliográficas em formato analógico.
O formato USMARC, desenvolvido pela Library of Congress, tornou-se o padrão utilizado na maioria dos programas de computador, destinados à automação de bibliotecas. O conceito significando que os mesmos “sinalizadores” são usados para marcar os dados em registros, para todos os tipos de material, ao invés de utilizar conjuntos diversificados de sinalizadores para diferentes tipos de material, chama-se
mostrar texto associado
Os formatos MARC I e II deram origem ao formato USMARC, que, depois, originou, juntamente com o formato canadense CAN/MARC, o MARC21.
mostrar texto associado
No USMARC, os campos de dados são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere das suas identificações (parágrafos), como, por exemplo, 1XX representa os campos relativos à entrada principal, 5XX, os referentes aos campos de acesso de assuntos e 6XX, os relativos às notas.
Com relação aos catálogos OPAC (Online Public Access Catalog), julgue os itens que se seguem.

O Formato MARC 21 agrega formatos destinados a dados bibliográficos, dados de autoridade, para holdings, para dados de classificação e para informações de comunidade.