Filtrar


Questões por página:
O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Em atualizações recentes, o Ministério da Saúde recomenda o rastreio bienal com mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos. Sobre os achados do rastreamento, qual alternativa está correta em relação a classificação e conduta?

O câncer de mama é um dos desafios no cenário atual de envelhecimento populacional e enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excetuando-se os tumores de pele não melanoma, e também o que mais mata. (INCA,2019). Sobre o Câncer de Mama, é INCORRETO afirmar que:

Uma paciente de 52 anos, assintomática, realiza mamografia de rastreamento que evidencia um nódulo espiculado de 1 cm no quadrante superior lateral da mama direita. O laudo radiológico classifica o achado como BI-RADS® 4. A conduta subsequente mais adequada é:
Menina de cinco anos é levada ao ambulatório pela mãe por apresentar desenvolvimento de mamas e pelos pubianos. Apresentou sangramento vaginal eventual. O exame físico revela pelos pubianos e mamas M2 de Tanner, hímen íntegro. Teste de GnRh foi positivo, a RNM de cérebro foi normal. Método de Greulich-Pyle revela diferença de dois anos.
Considerando o quadro, qual o provável diagnóstico?
Mulher de 20 anos procura o consultório do mastologista com resultado do anátomo-patológico de tumor retirado de mama direita há 15 dias. O laudo revela tumor de dois centímetros de diâmetro apresentando estruturas glandulares e epiteliais císticas envolvidas por estroma celular.
Assinale a alternativa que corresponde ao possível diagnóstico.