Filtrar


Questões por página:
No trabalho com famílias, o assistente social muitas vezes se depara com a circulação de crianças, ou seja, com a transferência ou partilha da responsabilidade pelas crianças entre um adulto e outro. Sobre essa situação, assinale a alternativa correta.
As políticas sociais têm adotado como diretriz o enfoque familiar. Essa tendência exige uma leitura da perspectiva atual do modelo familiar e da condição da mulher que apresenta como característica:

Em relação à Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é correto afirmar:


I. Tem centralidade no indivíduo para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

II. O estabelecimento de uma relação de subalternidade entre o poder público municipal e a comunidade constitui uma particularidade da PNAS.

III. Constitui à Assistência Social possibilidade de reconhecimento público da legitimidade das demandas de seus usuários e espaço de ampliação de sua participação no controle social sobre a política.

IV. Constituem público usuário da PNAS cidadãos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade.


Estão corretas apenas as afirmativas

Uma das mudanças encontradas no contexto familiar atualmente diz respeito à pessoa de referência na família, que hoje, majoritariamente:

A família brasileira vem passando por mudanças ao longo dos últimos trinta anos. Para tanto, concorrem as transformações societárias que implicaram reordenamentos no mundo do trabalho, na política e na economia.


Família, para efeito das políticas sociais brasileiras, notadamente aquelas que visam à assistência social, configura-se como: