Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A compreensão da família é determinada pelas estruturas geracionais e de gênero presentes. Os conflitos e desigualdades vivenciados no âmbito familiar não devem ser analisados e trabalhados a partir da diferenciada distribuição de poder e responsabilidade entre seus membros.

II. O respeito à autonomia do cidadão, à sua dignidade, ao seu direito aos benefícios e serviços públicos de qualidade e à convivência familiar e comunitária são princípios que devem ser reprimidos pelo Assistente Social cotidianamente.


Marque a alternativa CORRETA:

É comum a afirmação de que hoje a família está no centro das políticas de proteção social no Brasil. Essa realidade não é diferente na saúde. Maria do Carmo Brant de Carvalho enfatiza esse pressuposto, mas adverte que a família também precisa de proteção. Assim, aponta algumas ações que se fazem necessárias na atenção à família. Aponte a alternativa correta em relação a essas ações.
As famílias constituem, historicamente, um importante sujeito no dia a dia do assistente social. Assim, a temática “famílias e políticas sociais” atravessa o processo de intervenção desse profissional. Regina Célia T Mioto afirma que, para uma prática comprometida com a construção de políticas sociais que atendam efetivamente as necessidades das famílias atendidas, é necessária:
A coleta de informações das famílias pelo entrevistador, para preencher corretamente os formulários do Cadastro Único, deve ser embasada por orientações disponibilizadas em documentos oficiais para tal finalidade. Assim, o conceito de família definido pelo Manual do Entrevistador é:
Além de incluir as famílias não cadastradas no Sistema de Cadastro Único, os municípios devem tomar medidas que garantam que as informações coletadas pelo entrevistador estejam sempre atualizadas. Diante disso, a atualização cadastral é um processo: