Filtrar


Questões por página:

O cilindro circular de raio R e massa m foi enrolado em um fio inextensível com massa desprezível e pendurado em uma extremidade fixa. A aceleração da gravidade é g.



Ao deixar o cilindro descer a partir do repouso, desenrolando o fio, a tensão T que existe no fio pendurado é:
(Obs: o momento de inércia do cilindro em relação ao seu centro é mR²/2).

Uma viga bi-apoiada de comprimento 4L suporta duas rodas interligadas com distância entre centros L. A roda mais pesada tem peso 2F e tem seu centro situado a uma distância L do apoio A. A roda mais leve tem peso F e tem seu centro situado a uma distância 2L do apoio A.



A Reação RA vertical que o apoio A exerce na viga nesse instante é:

Um engenho com massa inicial de 500 kg deve ser lançado verticalmente. Na ignição o engenho consome combustível a uma taxa de 5 kg.s-1e ejeta gás à pressão atmosférica com uma velocidade de 3000 m.s-1 relativa ao engenho. Pede determinar a aceleração inicial do engenho se a resistência do ar for desprezada e a aceleração da gravidade g for de 10 m.s-2.
Um carro de competição pesando 10000 N atinge uma velocidade 310 km.h-1 em uma posição da pista após uma volta completa. Imediatamente após a sua passagem pelo temporizador luminoso, o motorista abre o paraqueda de frenagem, com área de 3 m2. As resistências do ar e de rolamento do carro podem ser desprezadas e a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2.

Assinale a alternativa que indica o tempo necessário para que o veículo desacelere para 100 mph no ar padrão.

65 Um disco de raio de 200 mm gira com velocidade angular constante ω2 = 200 rpm em torno do eixo preso na extremidade em forma de garfo da barra horizontal, que gira com velocidade angular ω1 = 20 rpm, conforme ilustra a figura a seguir.

Determine o módulo da aceleração de um ponto P situado na face mais externa do disco à θ = 30° em relação ao plano horizontal.