Questões de Concurso
Filtrar
257 Questões de concurso encontradas
Página 46 de 52
Questões por página:
O sistema da figura abaixo representa uma máquina de massa total M, com uma parte girante, de massa m e excentricidade e. A massa girante gira com velocidade angular p. De modo que surge uma força centrífuga F = mep2. A coordenada x varia com o tempo e localiza a parte não girante da máquina. A máquina é suportada por uma suspensão de constante elástica k e constante de amortecimento c. A equação diferencial do movimento é
. O bloco não girante tem um movimento harmônico persistente expresso por x(t) = X cos(pt − Ψ), onde t é o tempo, X é a amplitude da vibração e Ψ é a diferença de fase.

Sobre esse sistema considere:
I. A frequência angular natural do sistema, ω, depende da velocidade angular p.
II. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é igual à frequência angular natural ω, há ressonância.
III. Quando não há amortecimento (c = 0) e a velocidade angular p é maior que a frequência angular natural ω, a diferença de fase é igual a π rad (180°).
IV. A frequência angular natural do sistema, ω, depende do coeficiente de amortecimento c.
Está correto o que consta em
É dada a seção de uma viga sob um determinado carregamento: 
Considera-se o eixo z como um eixo perpendicular ao plano da figura, conforme uma base ortonormal positiva. O carregamento na seção é decomposto em duas solicitações: uma força normal aplicada no CG de intensidade N = 10 N, segundo a orientação do eixo z, e um momento que atua no plano yCGz, tracionando as fibras superiores (y positivo) com intensidade 100 Nm. A tensão normal que age no ponto de cotas (x,y) = (-2;10) é:
Dados:
- área da seção da figura S = 10-2 m2
- momento de inércia com relação ao eixo x I x = 5 . 10-4 m4
- momento de inércia com relação ao eixo y I y = 2 . 10-4 m4
Uma barra prismática de seção transversal 10 cm2 está fixada por uma sua extremidade ao teto e pende verticalmente para baixo. Considerando que a massa específica da barra é 104 kg/m3 e que a aceleração da gravidade é g = 10 m/s2, o comprimento desta barra, para que na seção do vínculo da barra se tenha uma tensão
, deve ser de
É dado o seguinte carregamento:
Uma tora de madeira em formato cilíndrico com densidade relativa s, altura h e diâmetro de base d caiu numa piscina com água, conforme abaixo representado: 
Pode-se observar que a tora fica oscilando verticalmente na água segundo uma cota x. Desprezando-se o efeito da viscosidade da água e, sabendo-se que a equação do movimento, segundo a Física, pode ser representado por: Força = massa * aceleração →
, onde m é a massa da tora e k a constante elástica do efeito mola, é correto afirmar que a frequência de oscilação (ω0) da tora, em função de g, h e s é: