Filtrar


Questões por página:
Os solos residuais são produtos do intemperismo que atua sobre a rocha matriz. São classificados como solos residuais, os

De acordo com a NBR 6122:2010, os ensaios de laboratório classificam os solos, determinam parâmetros de resistência, de deformabilidade e de permeabilidade.


As opções a seguir apresentam alguns dos ensaios que são mais usuais em solos soltos, à exceção de uma. Assinale-a.

A escolha do equipamento para determinado serviço de compactação é problema bastante complexo, pois, além da diversidade das máquinas disponíveis e dos tipos de solos, é preciso considerar as características próprias do comportamento de cada um. É possível estabelecerem-se alguns princípios básicos que regem a escolha, levando-se em conta os tipos predominantes de solos; assim, cada tipo de solo deve corresponder, para sua compactação, equipamentos adaptados e eficazes. Com base na seleção de equipamentos de compactação, assinale a afirmação verdadeira.
A terminologia de Solos e Rochas estabelece que os solos sejam identificados por sua textura, plasticidade, consistência ou compacidade, citando-se outras propriedades que auxiliam sua identificação, como: estrutura, forma dos grãos, cor, cheiro, friabilidade e presença de outros materiais (conchas, materiais vegetais, micas, etc.). Para a identificação, a textura é uma das mais importantes propriedades dos solos, mesmo que não seja suficiente para definir e caracterizar o comportamento geral desses materiais. Considerando as frações de solo adotadas pelo DNIT, de acordo com a escala granulométrica, é correto afirmar que

O estudo da mecânica dos pavimentos possibilita classificar os solos em função de suas propriedades resilientes, permitindo, assim, qualificá-los quanto ao comportamento mecânico em termos de deformabilidade elástica. Analise a figura abaixo e assinale a opção que define corretamente o grupo C de resistência.

Imagem associada para resolução da questão

TENSÃO CONFINANTE, S3 (kgf/cm2)

Fonte: Adaptado de Manual de pavimentação, DNIT (2006)