Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Qual deverá ser a conduta do médico clínico?
Questão Anulada
O choque séptico é o exemplo clássico, mais importante e mais prevalente do choque
Questão Anulada
Uma RCP de qualidade é de fundamental importância para o sucesso no atendimento à vítima de PCR. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
“O edema agudo de pulmão é a apresentação clínica inicial de cerca de 13,2% dos pacientes hospitalizados por Insuficiência Cardíaca” (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA,2018).

Sobre Edema Agudo de Pulmão, leia os itens a seguir:

I- A crise hipertensiva, a insuficiência mitral aguda (disfunção do músculo papilar secundária à doença isquêmica ou ruptura espontânea) e a síndrome coronariana aguda são os fatores causais mais comuns de edema agudo de pulmão cardiogênico.
II- O uso de ventilação não invasiva é recomendado em pacientes com congestão pulmonar associada a desconforto respiratório e/ou hipoxemia (frequência respiratória > 25 incursões/minuto e SatO2 < 90%).
III- Em pacientes com quadro de congestão pulmonar e sistêmica e com sinais de baixo débito com hipotensão arterial, o suporte cronotrópico é o tratamento de escolha.

Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA:
Complemente o enunciado com um dos itens abaixo, dando correção e veracidade ao mesmo:

Após trauma abdominal grave, deve-se suspeitar de __________________ nos pacientes com diminuição do débito urinário, insuficiência respiratória e/ou hipotensão, principalmente se houver tensão ou distensão abdominal (mas os achados físicos não são muito sensíveis). Como essas manifestações também podem ser sinais de descompensação decorrente de lesões subjacentes, é necessário um alto grau de suspeita para os pacientes de risco. O diagnóstico requer a aferição da pressão intra-abdominal, normalmente com um transdutor de pressão ligado ao catéter vesical; valores > 20 mmHg são diagnósticos de hipertensão intra-abdominal e são preocupantes.