Filtrar


Questões por página:
As doenças propagadas por águas contaminadas são citadas na alternativa
A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

É também atribuição da VSA os procedimentos de vigilância epidemiológica das doenças e agravos à saúde humana, associados a contaminantes ambientais, especialmente os relacionados com a exposição a agrotóxicos, amianto, mercúrio, benzeno e chumbo.

Dentro da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), as áreas de atuação são:


I. Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua).
II. Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar).
III. Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq).
IV. Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres).
V. Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).

Estão CORRETOS:
A expansão da capacidade descritiva, explicativa e terapêutica na prática clínica ocorre, segundo Sluzki (1997), quando há a incorporação de uma dimensão fundamental na práxis. Qual é essa dimensão?
O Agente de Combate a Endemias identifica, coleta e analisa amostras de materiais e dados epidemiológicos referentes à qualidade da água para consumo humano e contaminantes ambientais que interferem na saúde humana. Uma das qualidades químicas da água que são monitoradas pelos órgãos competentes, é o(a)
Limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada é um método de prevenção contra