Filtrar


Questões por página:
Para cuidar da saúde da população de um determinado território, a unidade de saúde deve estar organizada de um modo que seus trabalhadores estejam divididos em funções e assumam responsabilidades diferentes e complementares. Veja abaixo as opções com algumas ações que são específicas ou que são comuns aos profissionais da equipe da unidade de saúde. Dentre elas, qual não é uma ação realizada pelo Agente Comunitário de Saúde:
Em relação aos cuidados com os reservatórios de água, a fim de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, assinale a alternativa correta.

Tendo em vista que, no Brasil, mosquitos, cupins, formigas, ratos, barbeiros, entre outros, atuam como intermediários, ao hospedarem bactérias ou vírus, e transmitem uma série de doenças quando entram em contato com as pessoas, julgue o item seguinte, relativo ao tipo de controle desses vetores e às principais doenças que eles acarretam à população.


O controle químico de vetores consiste na utilização de parasitas, patógenos ou predadores naturais para controlar a população de determinado animal que seja vetor de doenças.

Durante uma visita domiciliar do agente de saúde, um morador com vinte e quatro anos de idade apresentava febre alta (temperatura de 39º C) e dor muscular generalizada e mais intensa nas panturrilhas, acompanhada de dor articular, calafrios, dor de cabeça, dor abdominal e vômitos. Tal quadro tinha iniciado havia três dias. Os olhos e a pele desse indivíduo apresentavam coloração amarelada. Ele relatou contato com água de enxurrada na semana anterior.


Com referência a essa situação hipotética, julgue o item subsequente.


Os moradores do domicílio em questão, bem como os da vizinhança, devem ser orientados a armazenar o lixo em sacos plásticos e em recipientes bem tampados para a coleta e evitar contato com água proveniente de enchente. Para o caso de enchente, eles devem ser orientados a realizar a limpeza mediante a retirada da água e da lama e, depois, a desinfecção do ambiente com hipoclorito de sódio, para reduzir o risco de novos casos.

Em razão de um relato da presença de escorpiões, um agente de combate a endemias visitou, além da unidade domiciliar do solicitante, quatro vizinhos deste, localizados, respectivamente, à direita, à esquerda, à frente (do outro lado da rua) e nos fundos da residência do solicitante. O morador solicitante havia coletado um escorpião no banheiro, que foi entregue morto ao agente, acondicionado em recipiente plástico com álcool. Na investigação, foi encontrada uma exúvia no ralo da área de serviço da casa do próprio solicitante, além de mais um escorpião em cada um dos domicílios dos vizinhos citados.


Acerca dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz do que o Ministério da Saúde preconiza para casos semelhantes.


Os animais capturados durante a citada visita devem ser acondicionados em caixas de papelão próprias, com o campo de identificação da numeração relativa ao respectivo boletim de busca ativa.