Filtrar


Questões por página:

Analise a imagem a seguir.



Com relação aos impactos socioambientais decorrentes da evolução da matriz energética brasileira desde 2001, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso de usinas termelétricas pertence a um modelo elaborado após a crise energética de 2001, para diversificar as fontes de fornecimento de eletricidade.

( ) As usinas termelétricas são alimentadas pela queima de combustíveis fósseis, o que gera a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

( ) A geração de energia elétrica brasileira assenta-se majoritariamente em fontes não renováveis, cuja exploração tem forte impacto ambiental.

As afirmativas são, respectivamente,

Em relação às decisões tomadas na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro, em 2012, assinale a única assertiva CORRETA:
Acreditar que a natureza é inesgotável constitui erro ainda hoje muito difundido. Essa crença constitui a base da justificativa daqueles que a exploram de forma predatória. Para manter o equilíbrio, porém, entre Homem e Natureza não é necessário:
0 problema da poluição das águas nos centros urbanos assume, atualmente, proporções catastróficas e algumas medidas devem ser priorizadas. Em relação a estas medidas, analise as afirmativas a seguir.

I. Represar rios e córregos próximos às grandes cidades.

II. Proibir o despejo de esgotos industriais e domésticos nos rios e represas sem o devido tratamento.

III. Fazer a transferência de águas das bacias hidrográficas não poluídas para atender às cidades que apresentam alto grau de poluição em seus mananciais.

IV. Controlar a ocupação urbana, principalmente em tomo dos mananciais de água.

Assinale a alternativa CORRETA.



"A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) conceitua desertificação como o processo de degradação das terras em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, em decorrência de fatores como ação antrópica e mudanças climáticas. Essa degradação é a perda ou redução da produtividade econômica ou biológica dos ecossistemas secos, causadas pela erosão do solo, deterioração dos recursos hídricos e perda da vegetação natural".

CIRILO, José Almir, "Políticas públicas de recursos hídricos para o semiárido" in Estudos Avançados, 2008, vol.22, n.63, p.68.

Com base nas informações fornecidas, analise as afirmativas a respeito do impacto climático desse processo no semiárido brasileiro.

I. Entre as áreas do Nordeste afetadas pelo processo de desertificação encontram-se o "núcleo de Seridó", na região centro-sul do Rio Grande do Norte e centro-norte da Paraíba; o "núcleo de Irauçuba" no noroeste cearense; o "núcleo de Gilbués" no Piauí e o de Cabrobó em Pernambuco.
II. As mudanças climáticas globais em curso geram, na região semiárida brasileira, aumento da temperatura e da evaporação nos corpos d'água e consequente redução do volume neles escoado, além de concentração do período chuvoso em menor espaço de tempo, com redução da precipitação.
III. O semiárido brasileiro apresenta situações difíceis de serem superadas, pois os solos são, em sua maior parte, muito rasos, com a rocha quase aflorante, o que prejudica a formação de aquíferos, sua recarga e a qualidade de suas águas.

Assinale se: