Filtrar


Questões por página:
A garantia da potabilidade da água para consumo humano exige uma compreensão aprofundada da interação entre suas características físicas, químicas e biológicas, bem como a aplicação de estratégias de monitoramento baseadas em indicadores. A Portaria GM/MS nº 888/2021 estabelece os padrões e procedimentos para o controle da qualidade da água no Brasil, visando proteger a saúde pública. Sobre a qualidade da água e seus indicadores, analise as assertivas a seguir:

I. A turbidez elevada na água bruta pode comprometer a eficácia dos processos de desinfecção, pois as partículas em suspensão podem abrigar microrganismos, protegendo-os da ação do desinfetante.
II. A presença de coliformes totais na água tratada e distribuída é um indicador direto e inequívoco da contaminação fecal recente e da presença de patógenos entéricos.
III. Parâmetros como pH e alcalinidade são importantes para o controle da corrosividade da água e para a otimização dos processos de tratamento, mas não possuem relação direta com a saúde humana.
IV. O cloro residual livre é um parâmetro essencial para garantir a desinfecção contínua da água na rede de distribuição e serve como barreira contra possíveis recontaminações.

Quais estão corretas?
Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional opera com sulfato de alumínio como coagulante e cloro gasoso para desinfecção, atendendo a uma demanda crescente. O manancial superficial de captação apresenta, sazonalmente, características desafiadoras: turbidez média de 40 UNT (com picos de 150 UNT em períodos chuvosos), cor verdadeira de 70 uH (predominantemente de origem húmica), alcalinidade total de 25 mg/L como CaCO3, pH de 6,8 e elevado teor de carbono orgânico total (COT) de 8 mg/L. A equipe de operação tem reportado dificuldades em atingir os padrões de potabilidade para cor, além de preocupações com a formação de subprodutos da desinfecção (SPD) e um consumo elevado de coagulante. Considerando a qualidade da água bruta e os problemas operacionais relatados, qual é o principal desafio técnico no processo de coagulação/floculação e qual é a estratégia de dosagem de produtos químicos mais eficaz para otimizar a remoção de cor e COT, minimizando a formação de SPD?
As atividades humanas resultam em diferentes processos poluidores, que comprometem a qualidade da água consumida pela população. Relacione alguns desses processos, listados a seguir, com suas respectivas definições

(1) Assoreamento
(2) Contaminação
(3) Eutrofização

( ) Introdução de substâncias nocivas à saúde e a espécies da vida aquática
( ) acúmulo de substâncias minerais ou orgânicas
( ) fertilização excessiva da água por recebimento de nutriente

A sequência correta dos processos, de cima para baixo, é:
As Soluções baseadas na Natureza (SbN) são um conceito emergente nas discussões do manejo das águas urbanas. Elas envolvem ações para proteger, gerenciar de maneira sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, respondendo aos desafios sociais de maneira efetiva e adaptável, ao mesmo tempo em que promovem o bem-estar humano e benefícios à biodiversidade.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir

I. As estações de tratamento de esgoto e as wetlands são exemplos de SbN voltadas ao tratamento de efluentes.
II. As biovaletas e os poços de infiltração são SbN que favorecem o processo de infiltração, podendo contribuir para a diminuição de alagamentos.
III. As bacias de retenção funcionam como áreas de armazenamento de águas pluviais, além de atuarem na melhoria da qualidade da água.

Está correto o que se afirma em
No que se refere ao licenciamento ambiental, julgue o item a seguir, com base nas Resoluções CONAMA n.º 237/1997 e n.º 428/2010.

Em algumas situações, o CONAMA pode definir licenças ambientais específicas, sempre observando a natureza, as características e as peculiaridades da atividade e, ainda, a compatibilização do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantação e operação.