Filtrar


Questões por página:
Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.

O documento mencionado refere-se

A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos.20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que

Questão Anulada
A respeito dos principais aspectos ambientais do Brasil e do Rio Grande do Norte, pode-se afirmar que:
Segundo estimativas oficiais, o setor industrial como um todo responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa do Estado do Rio de Janeiro. De tal forma, afirma-se como estratégia adequada para ajudar a diminuir emissões de carbono no Estado:
“Das várias preocupações que cercam os alimentos transgênicos, os efeitos sobre o meio ambiente são uma das principais. É aí que se encontram as maiores incertezas.”
Marafon, Claudio José. O Desencanto da Terra: Produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond,2011. (Adaptado)

A avaliação do impacto ambiental de transgênicos no Brasil permanece com muitas questões a resolver, o que gera temores por parte de estudiosos e da sociedade civil, já que essa tecnologia também gera aspectos negativos ao setor produtivo como a: