Filtrar


Questões por página:

O início da Primavera no Japão marca um período de encher os olhos: o pico de florescimento das cerejeiras, que leva milhares às ruas e parques do país para observar o fenômeno, que dura poucos dias e é reverenciado há mais de mil anos. Mas, em 2021, as famosas cerejeiras brancas e rosas floresceram totalmente em 26 de março em Quioto, a data mais antecipada em 12 séculos, segundo registros da Universidade da Prefeitura de Osaka (embora não haja registros em todos os anos).

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/05/japao-tem-florada-das-cerejeiras -mais-cedo-em-12-mil-anos-veja-fotos.ghtml

Por qual motivo a floração ocorreu mais cedo?

Sobre a sustentabilidade, uma preocupação crescente, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana, assinale a afirmativa INCORRETA.

O futuro da pecuária brasileira, os impactos da crise vivenciada pelo setor no início deste ano e a organização da cadeia de valor foram temas discutidos no painel “Desafios da pecuária brasileira e desenvolvimento sustentável”, durante evento em comemoração aos 10 anos do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável). O evento ocorre na etapa paulista da Intercorte 2017.

(Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/carnes/202637-produzir-carne-sustentavel.)


Tendo em vista a criação de gado no Brasil e os impactos ambientais derivados dessa atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. A digestão das vacas e de outros animais, na forma de ventosidades e excrementos, libera muitos gases que impactam o meio ambiente.

II. Vacas, frangos e porcos e também atuns, camarões e moluscos, todos influem da mesma forma no aquecimento global.

III. Apesar do impacto ambiental, a criação de gado bovino é a atividade econômica que ocupa uma das maiores extensões de terras no país, com o segundo maior rebanho bovino do mundo.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

“Com mais de 11 horas de atraso, a Conferência do Clima (COP23), em Bonn, na Alemanha, chegou ao fim na manhã de sábado (18/11/17). Em duas semanas de negociações entre 197 países integrantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), discutiram inúmeros assuntos ligados aos problemas relacionados ao clima mundial.”

(Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/confer%C3%AAncia-do-clima-em-bonn-adia-decis%C3%B5es-importantes/a-41435123.)


A Alemanha foi a anfitriã técnica dessa COP, que deveria ter acontecido nas Ilhas Fiji no Pacífico Sul, que propôs uma espécie de força-tarefa, conhecida como:

O presidente Michel Temer decidiu revogar o decreto que extinguiu a reserva na região amazônica conhecida como Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados). A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia, por meio de nota. O texto defende que “o debate em torno do assunto deve ser retomado em outra oportunidade” e deve ocorrer “da forma mais democrática possível”. “As razões que levaram a propor a adoção do decreto com a extinção da reserva permanecem presentes. O país necessita crescer e gerar empregos, atrair investimentos para o setor mineral, inclusive para explorar o potencial econômico da região”, diz a nota do ministério.

(Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/decreto-que-extinguia-a-renca-e-revogado-informa-ministerio.ghtml.)


A Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) é uma extensa reserva mineral situada no nordeste da Amazônia entre os estados do Pará e do Amapá, com uma área maior que a Dinamarca. Sobre essa reserva, é correto afirmar que