Questões de Concurso
Filtrar
122 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 25
Questões por página:
Leia o texto.
Mais de 58 mil crianças podem morrer de fome na Somália se não receberem ajuda de emergência, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU).
“O nível de desnutrição, principalmente das crianças, é muito preocupante, aproximadamente 350 mil menores de cinco anos sofrem de desnutrição aguda”, declarou o coordenador da ajuda humanitária da ONU na Somália, Peter de Clercq, em nota. Atualmente, cerca de 950 mil pessoas “lutam diariamente para se alimentarem” e 4,7 milhões de somalis, perto de 40% da população, necessitam de ajuda humanitária, segundo os dados recolhidos pela Unidade de Análise da Segurança Alimentar e da Nutrição da ONU e a Rede de Alerta Precoce da Fome. (Texto adaptado) Disponível em < http://agenciabrasil.ebc.com.br > acesso em 18/02/2016
Que fenômenos estão causando esse problema na Somália?
A matéria veiculada no Jornal da Globo do dia 28 de fevereiro de 2016 informa que os projetos de produção de biogás no Brasil começam a funcionar. As três principais estações do Brasil, duas em São Paulo, nos aterros São João e Bandeirantes; e uma no Rio de Janeiro, no maior aterro da América Latina, o aterro de Gramacho, em Duque de Caxias, contam com as bombas pneumáticas Autopump da Clean. Especialmente agora, com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que obriga as prefeituras a adequarem seus lixões e aterros controlados para aterros sanitários até 2014.
Sobre o Biogás analise as afirmativas a seguir.
I. É um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas.
II. É uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um biocombustível.
III. O único problema é que a matéria-prima usada na sua produção é cara e ainda não alcançou a condição de uma produção em larga escala que a torne mais acessível a todos.
IV. É um derivado natural do lixo e ajuda o meio ambiente, pois contribui diretamente para o fim do efeito estufa.
Estão corretas apenas as afirmativas
“Em frente ao porto da cidade de Cabedelo, na Paraíba, uma placa sinaliza o marco zero da Transamazônica, um dos projetos mais polêmicos do Brasil. A BR-230 fez parte do programa de integração nacional, cuja intenção era levar nordestinos a ocupar áreas pouco povoadas da região Norte. Ela atravessa sete estados (Paraíba, Ceará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Amazonas), corta 63 municípios e passa por três ecossistemas.”
(Disponível em: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.aspnoticia=Projeto_polemico_Transamazonica_faz_40_anos_sem_nunca_ter_sido_concluida&id=357533)
A Transamazônica, considerada uma obra faraônica, foi iniciada no governo de:
“No domingo (11 de setembro), familiares das vítimas do maior atentado terrorista do mundo se reuniram no Ground Zero, local onde foram erguidas as torres gêmeas do World Trade Center, para prestar homenagem aos mortos. Há 15 anos, o local foi destruído na série de ataques suicidas de 11 de setembro. Na manhã daquele dia, quatro aviões comerciais de passageiros foram sequestrados por membros da al-Qaeda. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial World Trade Center.”
(Disponível em: https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/277816/atentado-de-11-de-setembro-completa-15-anos-fotos.)
Os ataques foram considerados os piores da história contemporânea. Dentre as consequências desses ataques, podemos apontar:
“Morreu este ano o pensador, filósofo, ensaísta, romancista e crítico literário, que no mundo inteiro vendeu mais de 30 milhões de livros, entre ficção, crítica literária e títulos científicos sobre linguística. ‘O Nome da Rosa’ é o título mais famoso. Ele tinha 84 anos, sofria de câncer. Era considerado uma das figuras mais relevantes da cultura mundial dos últimos 50 anos.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/02/autor-do-classico-o-nome-da-rosa-morre-aos-84-anos.html.)
A breve descrição constante no enunciado refere-se a: