Filtrar


Questões por página:
A preservação da floresta amazônica tem estado entre as principais discussões atuais sobre as políticas de preservação ambiental. O vice-presidente Hamilton Mourão, que comanda o Conselho da Amazônia, defendeu como medida proposta recentemente pelo governo:

O lixo nos nossos mares

“Os oceanos cobrem cerca de 70 % da superfície do nosso planeta e há lixo marinho praticamente por toda a parte. O lixo marinho, principalmente os plásticos, ameaça não só a saúde dos nossos mares e costas, mas também a nossa economia e as nossas comunidades. A maior parte desse lixo provém de atividades terrestres.”

(Disponível em: http://www.eea.europa.eu/pt/sinais-da-aea/sinais-2014/em-analise/o-lixo-nos-nossos-mares.)

Sobre o descarte dos materiais plásticos na natureza e sua decomposição, é correto afirmar que:

América do Sul: geleiras estão com os dias contados
Em agosto 2009 despareceu a geleira Chacaltaya na Cordilheira dos Andes, na Bolívia, que tinha 18 mil anos de existência. Os especialistas esperavam o degelo para 2015, mas ocorreu antes e [...] o que foi uma pista de esqui valorizada por ser a mais alta do mundo, com 5.300 metros acima do nível do mar, agora é um declive de rochas e algumas placas isoladas de gelo.
(VALENTE, Marcela. Ambiente América do Sul: geleiras estão com os dias contados. Agência Inter Press Service,2009.)

O fenômeno descrito trata-se de:
A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS) foi realizada em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002. Os documentos produzidos nesse evento reafirmaram as preocupações ambientais da Rio 92 e estipularam metas relacionadas ao acesso à água potável, ao saneamento básico, à moradia, à saúde e à segurança alimentar.
A
Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável ficou conhecida como:
Com 7 mil focos de queimadas em setembro, Amazonas tem pior mês de fogo no ano

O estado do Amazonas registrou 6.991 focos de queimadas até 29 de setembro, de acordo com dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior resultado do ano no estado, superando o verificado em agosto, mês até então com mais queimadas no Amazonas em 2023.

(Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/10/01/com-7-mil-focos-de-queimadas-em-setembro-amazonas-tem-pior-mes-de-fogo-noano.ghtml. Adaptado. Acesso em: 01/10/2023.)


Sobre as queimadas no Amazonas, é INCORRETO afirmar que: