Filtrar


Questões por página:

 

 

O peixe-leão ou lionfish para o resto do mundo, é uma das espécies mais belas dos oceanos. Cobiçado por donos de aquário, tem o corpo listrado e barbatanas exuberantes. Nada com elegância e atinge em média entre 25 e 30 centímetros de comprimento na fase adulta.

 

A espécie é nativa do Indo-Pacífico, faixa oceânica que vai do Pacífico, entre a costa da América do Sul e a Austrália, até o litoral leste da África. Mas, desde a década de 1980, o peixe-leão conseguiu se estabelecer no Oceano Atlântico e está chegando à costa brasileira. Se isso acontecer, terá tudo para fazer um estrago considerável na biodiversidade nacional, sobretudo, do entorno de ilhas e arquipélagos. Infelizmente, a invasão começa a ocorrer, afirmam os pesquisadores.

 

Sobre o peixe – leão e sua “invasão” no litoral brasileiro, assinale (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

 

 

( ) Cinco foram capturados por aqui: dois em Arraial do Cabo, um em Noronha e dois na costa norte.

 

( ) Fêmeas da espécie desovam todos os meses e podem colocar até 2 milhões de ovos por ano.

 

( ) Americanos e caribenhos promovem concursos de pesca para premiar os peixes mais bonitos com retorno às águas.

 

( ) Espécies endêmicas, únicas do entorno de ilhas e arquipélagos, podem ser as áreas mais afetadas.

 

( ) Os pontos mais vulneráveis são: Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Martin Vaz, São Pedro e São Paulo.

 

 

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

Na agricultura, o emprego exagerado de agrotóxicos para combater a emergência de pragas nas lavouras também pode gerar a poluição. Com o excesso de resíduos tóxicos acumulados, o local afetado pode tornar-se infértil, atrapalhando a agricultura e agravando os problemas ambientais locais. Por isso, o uso com cautela de produtos químicos, além da preferência por adubos orgânicos, é medida mais do que necessária para diminuir os prejuízos causados. A definição aplicável à situação a que o texto se refere é:
A paisagem da região Norte é marcada pela presença da Floresta Amazônica, ainda existente, apesar da acelerada devastação ocorrida nas últimas décadas. A floresta abriga grande variedade de espécies de vegetais e animais. Analise as afirmativas a seguir sobre a vegetação amazônica e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As matas de várzea encontram-se em solos alagados apenas nos períodos de cheia dos rios e nelas há plantas aquáticas, como a vitória-régia.
( ) As matas de inundação encontram-se em solos alagados apenas nos períodos de cheia dos rios e nelas há plantas aquáticas, como a vitória-régia.
( ) As matas de igapó localizam-se em áreas sujeitas a inundações e dividem-se em matas de inundação e matas de várzea.
( ) As matas de terra firme estão localizadas em áreas livres das inundações e são compostas por árvores bastante altas, como a castanheira.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Trata-se de um processo natural caracterizado pelo desgaste dos topos de morros e encostas em razão da força das chuvas e dos rios, do vento e outros agentes. Além disso, certas atividades humanas podem acelerar o processo, por exemplo, quando os solos estão desprotegidos, a força da água remove as partes superficiais, desfazendo suas estruturas e causando o desmoronamento. De qual fenômeno trata o texto?
O meio ambiente compreende quatro grandes esferas que comportam dinâmicas específicas fundamentais para a vida. Analise as afirmativas a seguir sobre o meio ambiente e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A atmosfera trata-se de uma espessa camada de gases que formam um envoltório ao redor do planeta Terra.
( ) A hidrosfera representa todos os corpos d’água (doce ou salgada) do planeta Terra.
( ) A biosfera é a camada mais externa do planeta Terra, situando-se acima do magma terrestre.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.