Filtrar


Questões por página:

Conforme destacado no MCASP, mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nessas demonstrações. O objetivo da mensuração é selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, de forma que seja útil para a prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão.

A seleção da base de mensuração para ativos e passivos contribui para satisfazer aos objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil pelas entidades do setor público ao fornecer informação que possibilita os usuários avaliarem:


I. O custo dos serviços prestados no período, em termos históricos ou atuais;

II. A capacidade operacional – a capacidade da entidade em dar suporte à prestação de serviços no futuro por meio de recursos físicos e outros;

III. A capacidade financeira – a capacidade da entidade em financiar as suas próprias atividades; e,

IV. O valor dos serviços prestados no período, em termos históricos.


Estão CORRETAS apenas assertivas:

No que se refere à mensuração de ativos, bem como à depreciação, amortização e exaustão, julgue o próximo item.


Os custos de preparação do local onde será instalado um ativo imobilizado não podem ser considerados na mensuração do valor deste ativo, pois são gastos indiretos.

No que se refere à mensuração de ativos, bem como à depreciação, amortização e exaustão, julgue o próximo item.

Estoques podem ser objeto de redução ao valor recuperável, desde que adquiridos por meio de transação sem contraprestação.

Considerando aspectos relativos a mensuração de ativos, redução a valor recuperável, provisões e tratamento contábil aplicável aos impostos e contribuições, julgue o seguinte item.


Mensuração é o processo que consiste em determinar os critérios de reconhecimento de um ativo, quando for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços esperados fluam em favor da entidade e o custo do ativo possa ser avaliado com segurança.

Uma entidade pública realizou operação de compra de imobilizado, que pela sua relevância precisa reconhecer na contabilidade os efeitos de ajustes a valor presente (AVP), calculado com base no NBC TG 12 da Resolução 1.151/2009 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), considerando a taxa de 0,20% ao dia. O valor da operação é de R$ 70.000,00 e a mesma ocorreu em 31 de maio, cujo vencimento final será 29 de agosto (90 dias de prazo). Qual é a apropriação a ser registrada no ajuste (AVP) no mês de agosto data de 29/08/2018? Considere que não há efeitos de adições temporárias de IR/CSLL.
Visualizar Questão Comentada