Filtrar


Questões por página:
Assinale a opção que apresenta um dos princípios da etapa de entrega de um incremento de sistema, programa ou software.
Em Engenharia de Software, temos o Desenvolvimento em Espiral, cada loop da espiral é dividido em quatro setores, a seguir apresentamos alguns deles. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta os corretos.

I. Desenvolvimento de integração: O software que não puder ser comprado será desenvolvido, e os componentes e sistemas COTS serão integrados, a fim de criar um sistema. A integração de sistemas, nesse modelo, pode ser parte do processo de desenvolvimento, em vez de uma atividade separada.

II. Definição de objetivos: São definidos os objetivos específicos para essa fase do projeto. São identificadas as restrições para o processo e o produto, e é preparado um plano de gerenciamento detalhado. São identificados os riscos do projeto e, dependendo dos riscos, poderão ser planejadas estratégias alternativas.

III. Avaliação e redução de riscos: Para cada um dos riscos de projeto identificados, é realizada uma análise detalhada e são tomadas providências para reduzir esses riscos. Por exemplo, se houver um risco de os requisitos serem inadequados, poderá ser desenvolvido um protótipo.

IV. Panejamento: O projeto é revisto e é tomada uma decisão sobre continuar com o próximo loop da espiral. Se a decisão for continuar, serão traçados os planos para a próxima fase do projeto.
Sobre Modelos de Processo de Softwares, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software.

II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero.

IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo.
Com relação a processos de desenvolvimento de software, julgue o item abaixo.

A realização de protótipos descartáveis, com o objetivo de compreender os requisitos do cliente e desenvolver melhor definição do produto, faz parte do modelo de desenvolvimento em cascata.
mostrar texto associado
Um dos primeiros modelos de processo de software propostos foi o modelo em cascata. Nesse tipo de modelo, os estágios são executados em sequência. A principal vantagem desse processo está na possibilidade de se retornar ao estágio anterior sempre que for necessário. Esse aspecto é particularmente importante em grandes sistemas de informação, sobretudo quando não se consegue levantar todos os requisitos no início do desenvolvimento.