Filtrar


Questões por página:
Um adequado protocolo de controle de infecção odontológica deve ser mantido durante a rotina diária do consultório odontológico, garantindo que estas inúmeras ações necessárias sejam feitas corretamente para que o atendimento seja seguro à Equipe de Saúde Bucal e ao paciente.
Sobre as infecções odontológicas no ambiente de trabalho, considere as seguintes afirmativas e marque V para VERDADEIRAS ou F para FALSAS:

( ) Durante o atendimento odontológico a caneta de alta rotação produz aerossóis que podem ser inalados, podendo transmitir infecções respiratórias.

( ) A transmissão direta ocorre quando os microorganismos são transmitidos inicialmente a objetos ou superfícies e em seguida para outra pessoa que toca esses objetos e superfícies.

( ) Visando evitar contaminações o profissional deve sempre reencapar a agulha da seringa carpule de forma manual.

( ) Os acidentes de trabalho como perfuração do profissional com instrumentos contendo sangue, devem ser tratados como casos de emergência médica, e a intervenção para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessita ser iniciada logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.

A sequência CORRETA é:

A rubéola é uma doença viral branda, produzida pelo vírus da família Togavírus, gênero Rubivirus. Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
( ) É contraída através de gotículas respiratórias, sendo transmitida para quase 100% dos indivíduos do convívio próximo. ( ) Os pacientes contaminados são infectantes a partir de 1 semana antes do exantema e até 5 dias após o desenvolvimento das erupções. ( ) Os bebês com infecção congênita podem liberar o vírus por até 1 ano. ( ) As lesões orais, conhecidas como sinal de Forchheimer, são observadas cerca de 03 dias após o surgimento das erupções cutâneas.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.

Paciente de 8 anos de idade apresentou-se para tratamento odontológico de rotina. Após corar o biofilme dentário com uma solução de fucsina, os dentes ficaram dessa forma:

 

Os elementos 62 (22) e 64 (24) não estavam presentes. O Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S) para esse paciente, considerando apenas o índice de placa, é de

A cárie é uma doença crônica, não transmissível, complexa, multifatorial e dinâmica, causada pelo desequilibro nos processos de troca de minerais entre os dentes e o meio líquido da cavidade bucal. A esse respeito, julgue o item subsequente.
A disbiose da cavidade bucal refere-se à estabilidade da composição da microbiota bucal, relacionada ao equilíbrio da diversidade dos microrganismos presentes na boca.
Os estreptococos e os lactobacilos são microrganismos relacionados com a cárie dental, especialmente, as seguintes espécies: Streptococcus mutans e os Lactobacillus casei.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas bactérias e as lesões cariosas:
1. O S. mutans está mais associado à lesão inicial de cárie, do que com a sua progressão, quando comparado aos lactobacilos.2. Os lactobacilos conseguem se multiplicar no baixo pH do biofilme.3. O S. mutans está mais associado com a progressão da lesão do que com a lesão inicial, quando comparado aos lactobacilos.4. O L. casei apresenta potencial patogênico devido à sua capacidade de colonizar superfícies lisas do dente e produzir um biofilme aderido (formação de glicanos aderentes).5. Os lactobacilos são bastonetes Gram-negativos e esporulados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.