Questões de Concurso
Filtrar
67 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 14
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Uma paciente de 54 anos chega ao consultório odontológico e reclama de sangramento com descamação em sua gengiva. Podemos afirmar que se trata de uma pericoronite, sendo caracterizada por tecido gengival vermelho-vivo, doloroso, que sangra com facilidade. As gengivas ficam macias porque o tecido queratinizado, resistente à abrasão de partículas alimentares, está ausente.
Julgue o item subsequente.
A afta recorrente é uma lesão branca que pode se desenvolver na mucosa oral devido ao tabagismo, consumo de álcool, irritação crônica ou infecção por HPV, e tem potencial para se tornar maligna. Dependendo do diagnóstico, o tratamento adicional pode incluir acompanhamento regular, cessação do tabagismo ou cirurgia para remover lesões pré-malignas ou malignas.
Julgue o item subsequente.
Ao se preparar para realizar uma cirurgia dento alveolar, é necessário que todo o material que será utilizado seja separado previamente, sendo um destes materiais a sutura. Sobre isso, o dentista deve estar ciente que a seleção do material de sutura deve ser baseada nas propriedades biológicas dos tecidos a serem aproximados, nas características físicas e biológicas dos fios e nas condições da ferida a ser fechada, higiene do paciente.
Julgue o item subsequente.
Relacionado aos tratamentos de periodontite, umas das técnicas usadas é a raspagem corono-radicular – procedimento eletivo, não cirúrgico, considerado tratamento padrão-ouro para a periodontite, que consiste na remoção de biofilme e cálculo da superfície coronoradicular, sob anestesia localnecessário, objetivando a biocompatibilidade radicular, podendo ser executada com instrumentação manual, ultrassônica ou combinação de técnica.
Julgue o item subsequente.
A leucoplasia oral é uma úlcera oral benigna de causa desconhecida, caracterizada por lesões dolorosas na mucosa oral, que podem ser desencadeadas por estresse, trauma local, deficiências nutricionais ou predisposição genética. O tratamento geralmente envolve medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos tópicos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou corticosteroides tópicos.