Filtrar


Questões por página:

A diluição em placas é realizada a partir de uma amostra líquida (água, leite, urina ou outra) ou da homogeneização inicial da amostra em um diluente apropriado (solo, talco, carne ou outro). Em seguida,1mL da amostra é adicionado a 9mL de salina. Após plaqueamento e incubação, procede-se à contagem na placa em relação ao número de colônias mais adequado. No exemplo apresentado na figura abaixo, a contagem foi realizada através da diluição de 104, onde foram contabilizadas 36 colônias, o que equivale a:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Alane Beatriz Vermelho, Antônio Pereira, Rosalie Coelho, Thaïs SoutoPadrón. Práticas de Microbiologia.

O meio de cultura consiste em um material nutritivo, preparado em laboratório, que se destina ao cultivo artificial dos microrganismos, devendo, portanto, fornecer os nutrientes indispensáveis a seu crescimento. Pode ser líquido, sólido ou semissólido. Sobre os meios de cultura, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Os meios sólidos são acrescidos de um agente solidificante, o ágar, normalmente na concentração de 1 a 2%. Geralmente são acondicionados em tubos de vidro na forma de ágar inclinado ou em placas de Petri.
( ) Os meios semissólidos contêm ágar em concentrações menores, em torno de 0,3 a 0,5%. Normalmente são distribuídos em tubos de vidro na posição vertical.

As técnicas mais comuns para isolamento de microrganismos em cultura pura são o esgotamento e as diluições em placas. Ambas se baseiam no princípio de que uma célula microbiana isolada, ou um único esporo, quando depositados em um meio de cultura sólido adequado, resultará em um agrupamento macroscopicamente visível chamado colônia. A figura abaixo mostra uma dessas técnicas.


Considerando o exposto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.


A técnica de esgotamento em _____________ é adequada para ______________ de microrganismos.



Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Alane Beatriz Vermelho, Antônio Pereira, Rosalie Coelho, Thaïs SoutoPadrón. Práticas de Microbiologia.

A maioria dos materiais infecciosos, como pus, escarro e urina, contém diversos tipos de bactérias da mesma forma que amostras de solo, água ou alimento. Quando esses materiais são semeados na superfície de um meio sólido, as colônias formam cópias exatas do organismo original. Uma colônia visível teoricamente vem de um único esporo ou célula vegetativa, ou de um grupo dos mesmos microrganismos ligados uns aos outros em agregados ou cadeias. As estimativas são de que apenas cerca de 1% das bactérias nos ecossistemas produzem colônias por métodos de cultura convencionais. As colônias microbianas frequentemente têm uma aparência distinta, o que permite diferenciar um microrganismo do outro. Na atualidade, existem diferentes ensaios disponíveis comercialmente para o diagnóstico de infecções bacterianas. Sobre esses ensaios, assinale a alternativa INCORRETA.
Durante sua rotina no laboratório, o técnico realizava o procedimento demonstrado na figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de : https://images.app.goo.gl/iDmyaSL22BcVrAuf8
Baseado no desenho do modelo, ele concluiu que precisava repetir os exames