Filtrar


Questões por página:

A teoria do principal-agente aborda uma relação em que uma das partes (o principal) contrata a outra (o agente) para desempenhar alguma atividade em seu nome. Essa situação traz a possibilidade de que haja conflitos de interesses entre as partes envolvidas, os quais podem agravar-se diante de diversos problemas.

Um desses problemas é a seleção adversa, que se caracteriza pela existência de

De acordo com a teoria dos custos de transação, as transações mediadas pelo mercado são mais vantajosas do que a integração de transações na estrutura hierarquizada da empresa (verticalização) quando há

A Lei dos Rendimentos Marginais Decrescentes descreve uma característica comum a muitos processos de produção, segundo a qual, sendo fixos os demais fatores de produção, a partir de certa quantidade, quanto mais se utilizar de um fator de produção variável, menor será o produto marginal esse fator.

Com isso, o produto médio do fator de produção variável torna-se decrescente, ocasionando assim a(o)

As ameaças que se apresentam em cada setor da economia brasileira são distintas e estão intimamente relacionadas tanto a questões conjunturais quanto a fatores estruturais específicos.


Considerando-se o contexto brasileiro, qual ameaça estrutural é relevante para o setor correspondente?

As estruturas de mercado referem-se aos diferentes arranjos e características que definem como as empresas interagem entre si e com os consumidores, em um determinado setor econômico. Nessa perspectiva, associe as diferentes estruturas de mercado às características apresentadas a seguir.


I - Mercados competitivos

II - Monopólio

III - Oligopólio

IV - Concorrência monopolística


P - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas vendem produtos similares, mas não idênticos.

Q - Um mercado com muitos compradores e vendedores negociando produtos idênticos, de modo que cada comprador e vendedor é um tomador de preço.

R - Uma empresa que é a única vendedora de um produto que não tem substitutos próximos.

S - Uma estrutura de mercado, em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.

T - Uma estrutura de mercado, em que muitas empresas combinam de forma implícita ou explícita preços e quantidades produzidas.


As associações corretas são: